Voltar para a tela anterior.

Comissão de Direitos Humanos homenageia autoridades do policiamento comunitário

O secretário estadual da Segurança Pública confirmou mais dois núcleos para o Interior caxiense


A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Caxias do Sul homenageou, em audiência pública da noite desta segunda-feira (02/06), no plenário da Casa, autoridades envolvidas com o policiamento comunitário da cidade, por meio da entrega de diplomas. O reconhecimento incluiu o governo do Estado, a Prefeitura e o próprio Legislativo caxiense. A presidente da comissão, vereadora Denise Pessôa/PT, conduziu a reunião e aproveitou para solicitar a ampliação do projeto, no município. O secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels, confirmou mais dois núcleos para os distritos e localidades do Interior do município, a serem implantados em breve.

O coordenador estadual do policiamento comunitário, Júlio César Marobim, ressaltou que, até o 2º semestre de 2014, no Rio Grande do Sul, o projeto alcançará a marca de R$ 11 milhões investidos, com 600 policiais disponibilizados, para 151 núcleos de 25 municípios. Segundo ele, nos próximos dois anos, a intenção é totalizar a abrangência da iniciativa, em 42 cidades que tenham mais de 50 mil habitantes.

No caso de Caxias do Sul, Marobim destacou que, até o momento, os recursos empregados chegaram a R$ 1,489 milhão, para 23 núcleos, com 70 policiais. Ressaltou que 60% do território caxiense está contemplado pelo policiamento comunitário. Lembrou que o município foi pioneiro na implantação da iniciativa, como projeto-piloto, em 2012. A Prefeitura vem se encarregando do custeio das bolsas de auxílio-moradia aos policiais do projeto.

Durante a homenagem, que antecedeu os debates da audiência, Michels recebeu os diplomas da administração estadual, em nome do governador Tarso Genro. Pelo município, os secretários Adiló Didomenico (Obras e Serviços Públicos) e Renato Oliveira (Habitação), além do diretor-geral José Francisco Barden (Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social) ficaram com as honrarias, em representação ao prefeito Alceu Barbosa Velho. O vereador-presidente da Câmara, Gustavo Toigo, ganhou diploma por reconhecimento da comissão ao próprio Legislativo caxiense. Toigo reiterou o apoio da Casa ao policiamento comunitário.

Além da vereadora-presidente Denise Pessôa/PT, integram a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança os vereadores Mauro Pereira/PMDB, Neri, O Carteiro/SDD, Renato Nunes/PRB e Rodrigo Beltrão/PT. Também prestigiaram a reunião de hoje os vereadores Daniel Guerra/PRB, Edi Carlos/PSB, Mauro, Raimundo Bampi/PSB.

02/06/2014 - 21:52
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo