Voltar para a tela anterior.

Academia Caxiense de Letras divulga a Semana do Escritor na Tribuna Livre

No próximo mês de junho, a ACL completará 52 anos de existência


A série de eventos da Academia Caxiense de Letras (ACL), prevista para o próximo mês de junho, quando o órgão completará 52 anos de existência, foi divulgada na abertura da sessão ordinária desta quinta-feira (29/05), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Segundo secretário da ACL, Marcos Kirst ocupou a Tribuna Livre da Casa, de onde divulgou a Semana do Escritor, as inscrições para o 1º Concurso Literário "Aflorando Novos Talentos" e uma feira de livro com obras dos membros da academia.

Segundo Kirst, a Semana do Escritor acontecerá de 2 e 6 de junho. Afirmou que haverá encontros todo dia, a partir das 20h, com a participação de escritores, na Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer, com entrada franca. Disse que, a cada noite, o tema "Criação Literária: Os Gêneros a Serviço da Arte da Escrita" será abordado pela visão de um convidado diferente. Anunciou que a abertura contará com o escritor Gilmar Marcílio, no dia 2, junto com o grupo Órbita Literária. Contou, ainda, que a programação seguirá com a presença de Jayme Paviani, no dia 3; José Clemente Pozenato, no dia 4; Cecil Jeanine Albert Zinani, no dia 5; Mariana Kalil, no dia 6.

O concurso literário, conforme o 2º secretário da ACL, terá as inscrições abertas no próximo dia 2 de junho. Explicou que a competição será voltada a alunos das escolas das redes municipal, estadual e particular de Caxias do Sul, dos ensinos Fundamental e Médio e a estudantes do Ensino Superior, em categorias diferentes. Detalhou que o cadastro de interessados seguirá até o dia 15 de setembro, com a divulgação dos vencedores em novembro e a premiação em dezembro. O regulamento do concurso pode ser conferido no site da ACL, por meio do link: http://academiacaxiensedeletras-rs.com/concursos-literarios/.

Ainda no próximo mês de junho, a ACL promoverá a primeira Feira do Livro dos Escritores Acadêmicos da Academia Caxiense de Letras. Entre os dias 9 e 27 de junho, obras de integrantes da entidade estarão disponíveis para comercialização, na livraria Do Arco da Velha, em horário normal de expediente. Kirst também salientou que serão desenvolvidos bate-papos sobre as obras e o processo de criação dos autores.

Conforme Kirst, a ACL conta com 40 cadeiras, das quais, atualmente, quatro se encontram vagas. Mencionou incentivos como o Fundo Pró-Cultura e a Lei de Incentivo à Cultura, além da realização anual da Feira do Livro.

Ele comentou que os membros da ACL se reúnem mensalmente, no segundo sábado de cada mês, a partir das 14h. O órgão possui sede no Centro de Cultura Henrique Ordovás Filho, que passa por reformas. Por isso, no momento, os encontros têm acontecido no café Firenze. Ao término da manifestação de Kirst, vereadores manifestaram-se em apoio à academia.

29/05/2014 - 18:27
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo