Voltar para a tela anterior.

Henrique Silva defende o tombamento de todo o prédio da Maesa/Fábrica 2

O parlamentar repercutiu audiência pública da noite de ontem, no plenário da Câmara


A defesa pelo tombamento de todo o prédio da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa/Fábrica 2) pautou o pronunciamento do vereador Henrique Silva/PC do B. Na sessão ordinária desta terça-feira (20/05), o parlamentar repercutiu audiência pública da noite de ontem, no plenário da Casa. A reunião aconteceu a partir de parceria entre a comissão temporária da Câmara pró-tombamento do espaço, presidida pelo vereador Jaison Barbosa/PDT, e a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa.

Para Henrique, a Prefeitura tem que se posicionar dessa forma, não aceitando a ideia do governo do Estado, que propôs um tombamento parcial. O comunista ressaltou que a área poderia sediar, entre outras finalidades, um mercado público e secretarias que estão funcionando em prédios alugados.

Jaison salientou o empenho da comissão temporária que preside. Reiterou o pedido por tombamento e cedência ao município, pelo Estado, de toda a área da Maesa/Fábrica 2, para utilização pública.

Em dezembro de 2010, a empresa Mundial, que, anteriormente, ocupava aquele prédio, o repassou ao Estado, a fim de quitar uma dívida. Hoje, a edificação está alugada para o Grupo Voges. Em duas oportunidades, já foi solicitado o tombamento da Maesa/Fábrica 2. Em 2011, a iniciativa coube à Mesa Diretora do Legislativo caxiense, que encaminhou o pedido à administração estadual. Em maio de 2012, a União das Associações de Bairros (UAB) fez o mesmo, mas, desta vez, junto à Prefeitura Municipal.

20/05/2014 - 21:35
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo