Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno avalia reunião da Comissão Temporária Especial dos Direitos dos Animais

Encontro serviu para aproximar administração municipal e entidades de defesa dos animais


Na sessão ordinária desta terça-feira (20/05), o vereador Rafael Bueno/PCdoB avaliou a reunião da Comissão Temporária Especial de Defesa dos Animais, realizada ontem (19/05), na Câmara Municipal. Segundo o parlamentar, o encontro serviu para uma aproximação entre poder público e entidades de defesa dos animais.

"Decidimos aproximar a prefeitura das ONGs (Organização Não Governamental), por meio dos secretários que estiveram aqui presentes, para esclarecer o que vem sendo feito hoje em termos de castração e de medidas para coibir maus-tratos de animais", explicou o comunista.

Bueno lamentou a ausência de órgãos como a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) e o Ministério Público. Lembrou que o secretário Manoel Marrachinho, no período em que respondeu pela chefia de gabinete da prefeitura, prometeu criar até setembro deste ano a Coordenadoria de Defesa dos Animais. O vereador defende que antes seja criado um Conselho Municipal com a participação de integrantes da administração e de ONGs, para debater as questões que envolvem os animais. "Precisamos de um Conselho Municipal, porque as ONGs estão desorientadas. Quando a comunidade procura a Patram, eles mandam para a prefeitura, que, por sua vez, encaminha para as ONG's, e ninguém resolve o problema", lamenta o parlamentar.

O vereador sugeriu a realização de uma forte campanha de castração, especialmente nos bairros da periferia, onde existiria o maior número de abandono e de maus-tratos de animais. Bueno também defende que o poder público se posicione no sentido de colocar em prática legislações já existentes. "Precisamos que as leis saiam do papel. As leis de defesa dos direitos dos animais existem desde o governo do presidente Getúlio Vargas. Falar em animal é falar em saúde pública", afirma Bueno.

O vereador Jaison Barbosa/PDT disse que fez uma visita de cortesia ao reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Kuiava, e solicitou a criação de um hospital veterinário.  Ele recebeu como resposta do dirigente que a UCS tem interesse no tema. Além disso, Jaison se colocou à disposição para auxiliar a instituição na defesa dessa demanda.

20/05/2014 - 21:29
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luiz Claudio Farias - MTE 7.859

Ir para o topo