Voltar para a tela anterior.

Discutido projeto para criar o Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos

Se virar lei, a data será comemorada, anualmente, em 12 de abril


O projeto de lei para criar o Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos passou por primeira discussão, na sessão ordinária desta terça-feira (20/05). A matéria prevê que a data seja comemorada todo ano, em 12 de abril. De autoria do vereador Flávio Cassina/PTB, a proposta deverá voltar ao plenário, para segunda discussão e votação.

De acordo com o projeto, o Brasil é considerado o segundo país do mundo em números de transplantes realizados por ano, sendo que mais de 90% dos transplantes são realizados pelo sistema público de saúde. Conforme o texto, mais de 80% dos transplantes são bem sucedidos, reintegrando o paciente à sociedade produtiva.

O projeto ressalta que a Semana Nacional de Doação de órgãos ocorre de 23 a 29 de setembro. Segundo o texto, o Estado do Rio Grande do Sul já chegou a liderar o número de transplantes no país e, nos últimos anos, tem perdido para outros Estados como Santa Catarina. Na opinião do vereador, isso ocorre porque esses Estados realizam campanhas de conscientização o ano todo, o que, segundo Cassina, não ocorre no Rio Grande do Sul. O petebista salienta que, se a data for instituída no município no primeiro semestre de cada ano, campanhas de incentivo podem ser promovidas ao longo dos próximos meses.

Conforme o documento, muitas organizações não governamentais (ONG) espalhadas pelo território nacional se propõem a incentivar a doação e levar a informação correta à comunidade sobre transplantes de órgãos e tecidos. O vereador Renato Nunes/PRB parabenizou o parlamentar petebista pela inciativa. Henrique Silva/PCdoB disse que muitos familiares não autorizam a doação de órgãos por não saberem se a pessoa desejava ser doador. Cassina completou informando que um único doador pode salvar a vida de 25 pessoas.

20/05/2014 - 21:23
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo