Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense homenageia o Dia da Imigração e Colonização Italiana

Os imigrantes iniciaram as suas trajetórias em 1875


O Dia da Imigração e Colonização Italiana esteve em destaque, no início sessão ordinária da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada nesta terça-feira (20/05), no plenário da Casa, a partir de uma homenagem. O presidente do Legislativo caxiense, vereador Gustavo Toigo, que também é o autor da lei que instituiu a data comemorativa, no município, conduziu a cerimônia. A solenidade contou com execuções do coro Radize D'Itália, regido pelo maestro André Arrozi.

O vereador Raimundo Bampi fez o pronunciamento do Legislativo. Ressaltou ser um imigrante italiano. De acordo com ele, a imigração, iniciada em 1875, contribuiu para fazer do município uma terra acolhedora e empreendedora, por meio do desenvolvimento e do trabalho. Salientou, também, que eles partiram da Itália, com uma vontade enorme de vencer.

Conforme Bampi, a maioria deles era pobre, sendo que a exploração tornava a vida deles insustentável. Relatou que muitos dos imigrantes chegaram a perder suas vidas, durante o trajeto até o Brasil. Contou que vieram com o sonho e a promessa de uma vida melhor. Afirmou que, quando chegaram em solo brasileiro, trabalharam incansavelmente. Na ótica do parlamentar, esse empenho continua se refletindo no desenvolvimento da cidade.

O secretário de Governo Municipal, Agenor Basso, transmitiu os cumprimentos do prefeito Alceu Barbosa Velho. Ele reiterou que as circunstâncias de vida levam a maioria dos imigrantes a abandonarem sua pátria de origem. Salientou que o município é uma porta aberta para muitas etnias. Atentou que foi com a ajuda desses imigrantes que, hoje, Caxias se consolida, cada vez mais, como polos metalmecânico e agrícola.

A Semana da Etnia Italiana foi instituída em Caxias do Sul, em 2003, a partir da iniciativa dos ex-vereadores Jerônimo Dani e Walmor Vanazzi. Conforme a lei 5.988/2003, a comemoração é todo ano, com início sempre no dia 20 de maio.

 

*CORREÇÃO:

Até as 10 horas desta quarta-feira (21/05), informamos equivocadamente o nome do grupo que se apresentou ontem (20/05), na homenagem do Dia Municipal da Imigração e Colonização Italiana, realizada durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Caxias do Sul.  O nome correto do grupo que se apresentou é  Coro Radize D'Itália, regido pelo maestro André Arrozi. Essa correção já está feita no texto acima.

20/05/2014 - 18:21
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo