Voltar para a tela anterior.

Comissão de Direitos Humanos acompanha o funcionamento de casas de passagem

Parlamentares estiveram na Carlos Miguel dos Santos e na São Francisco de Assis


As casas de passagem Carlos Miguel dos Santos e São Francisco de Assis foram visitadas pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Caxias do Sul, na manhã desta terça-feira (20/05). A vereadora-presidente da comissão, Denise Pessôa/PT, destacou que objetivo consistiu em conhecer os serviços disponíveis, para, melhor, orientar a comunidade. O vereador Neri, O Carteiro/SDD também acompanhou o percurso.

A Casa Carlos Miguel dos Santos, no Bairro Fátima, era antigamente conhecida como Albergue Municipal. Os vereadores observaram a estrutura do prédio e o funcionamento da acolhida. A assistente social Vanda Vittorazzi, que conduziu a visita, afirmou que a casa tem capacidade para acolher 30 homens e dez mulheres, oferecendo abrigo e alimentação. Disse que são atendidas pessoas em situação de rua que estão, na maior parte das vezes, em busca de emprego.

Conforme a assistente, imigrantes também são atendidos. Eles possuem o prazo de três dias para comprovarem vínculo empregatício. Recebem estadia até obterem salário e condições para pagar por outro espaço. Segundo Vanda, a casa conta com boa estrutura, mas deixa a desejar nos banheiros e na acessibilidade. "Existe, apenas, um chuveiro e muitas escadas", apontou.

A Casa de Passagem São Francisco de Assis, por sua vez, foi inaugurada em janeiro deste ano e funciona em parceria com a Associação Mão Amiga, no Bairro Cinquentenário. O coordenador do espaço, Everson Fortunato, e o educador social Creonil Marques acompanharam os parlamentares.

Marques explicou que a casa acolhe, em sua maioria, moradores de rua com problemas de alcoolismo e uso de drogas. Fortunato comentou que é feito trabalho de motivação para que os usuários busquem tratamento, bem como, o encaminhamento a instituições aos que, assim, desejarem.

Além da vereadora-presidente Denise e de Neri, integram a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança os vereadores Mauro Pereira/PMDB, Renato Nunes/PRB e Rodrigo Beltrão/PT.

20/05/2014 - 16:30
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo