Voltar para a tela anterior.

Comissão da Câmara pede tombamento e uso público de toda a área da Maesa/Fábrica 2

Uma audiência debateu a proposta do Estado ao município, no plenário do Legislativo caxiense


Tombamento e cedência ao município de toda a área da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa/Fábrica 2), para utilização pública, são as reivindicações da comissão temporária da Câmara Municipal de Caxias do Sul pró-tombamento do espaço. A tônica esteve na manifestação do vereador Jaison Barbosa/PDT, que preside a comissão, durante audiência pública, realizada na noite desta segunda-feira (19/05), no plenário do Legislativo caxiense. A reunião ocorreu em parceria com a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa. A condução dos trabalhos coube ao deputado estadual Vinicius Ribeiro/PDT.

Cerca de 200 pessoas compareceram ao plenário da Casa. Na pauta, ganhou ênfase a proposta do governo do Estado à Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. Entregue na manhã de hoje, o documento aponta para o que Raul Tavares chamou de solução consensual. Ele coordena um grupo de trabalho da administração estadual sobre a Maesa/Fábrica 2. "Uma proposta aberta, ela pede ao município que defina as áreas de preservação daquele terreno, para posterior compensação ao Estado, a partir de índices construtivos, a serem concedidos pela Prefeitura", explicou.

O diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Edio Elói Frizzo, transmitiu o posicionamento do prefeito Alceu Barbosa Velho. Afirmou que, no início da próxima semana, a Prefeitura apresentará uma contraproposta ao governo estadual. "O que a administração caxiense deseja é a preservação total dos prédios existentes, a partir de um tombamento que contemple o uso público", detalhou.

Frizzo ressaltou que a área completa da antiga Maesa/Fábrica 2 soma 52.951,57 metros quadrados. Segundo ele, o montante corresponde à margem de 168 mil metros quadrados de índices construtivos. Comentou que a proposta do Estado prevê a destinação, pelo município, de 35% do montante de índices construtivos, mas sem que a cidade conte com todo o espaço do terreno.

Em dezembro de 2010, a empresa Mundial, que, anteriormente, ocupava aquele prédio, o repassou ao Estado, a fim de quitar uma dívida. Hoje, a edificação está alugada para o Grupo Voges. Em duas oportunidades, já foi solicitado o tombamento da Maesa/Fábrica 2. Em 2011, a iniciativa coube à Mesa Diretora do Legislativo caxiense, que encaminhou o pedido à administração estadual. Em maio de 2012, a União das Associações de Bairros (UAB) fez o mesmo, mas, desta vez, junto à Prefeitura Municipal.

Prestigiaram a audiência os vereadores Daniel Guerra/PRB, Denise Pessôa/PT, Edi Carlos/PSB, Flávio Dias/PTB, Gustavo Toigo (presidente da Câmara), Mauro Pereira/PMDB, Pedro Incerti/PDT, Rafael Bueno/PC do B, Raimundo Bampi/PSB, Washington Cerqueira/PDT, além das deputadas estaduais Maria Helena Sartori/PMDB, Marisa Formolo/PT.

Além do vereador-presidente Jaison Barbosa/PDT, integram a Comissão Temporária Especial para Acompanhamento do Processo de Tombamento da Antiga Maesa/Fábrica 2 os vereadores Daniel Guerra/PRB, Denise Pessôa/PT, Flávio Dias/PTB, Henrique Silva/PC do B, Mauro Pereira/PMDB, Neri, O Carteiro/SDD, Raimundo Bampi/PSB e Washington Cerqueira/PDT.

19/05/2014 - 22:13
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo