Voltar para a tela anterior.

Comissão Temporária Especial dos Direitos dos Animais defende o aumento de castrações

Um grupo com integrantes de organizações não governamentais discutirá políticas do setor


A reunião da Comissão Temporária Especial dos Direitos dos Animais, realizada na tarde desta segunda-feira (19/05), no plenário do Legislativo caxiense, decidiu criar um grupo com cinco integrantes ligados a organizações não governamentais (ONG) de proteção dos animais, para estimular políticas ao setor. Durante o encontro, conduzido pelo presidente da comissão, vereador Rafael Bueno/PC do B, diversos representantes de ONG criticaram a Prefeitura, por não dar conta da demanda de castrações de cães, por exemplo.

Bueno lamentou que, no decorrer da reunião, cada entidade tivesse apresentado uma solução diferente e não unificada. O presidente da comissão apontou para a necessidade de maior discussão sobre o modelo de hospital público veterinário que poderia ser implantado, no município. Sinalizou, ainda, para campanha massiva de castração animal, nos bairros da cidade, e para a criação de um conselho municipal sobre os direitos dos animais.

A secretária municipal da Saúde, Dilma Tessari, ressaltou que a solução deve ser buscada de forma conjunta, entre poder público, sociedade civil e entidades protetoras. Informou que a Prefeitura disponibiliza, todo ano, recursos na ordem de R$ 1.431.642,20, para castração. O secretário de Governo Municipal, Agenor Basso, observou que, entre as propostas apresentadas por entidades, não existe definição sobre o processo de implantação.

A diretora de marketing da SOAMA (Sociedade Amigos dos Animais), Natasha Valenti, afirmou que a meta da entidade é focar na origem do problema. "Educação, punição de maus-tratos e castração em massa: essa é a solução", defendeu a dirigente. Ela também pediu a criação de um hospital público veterinário, em parceria com as universidades de Medicina Veterinária, além da criação de equipes de fiscalização contra maus-tratos.

Maria Aparecida Bernardi, protetora independente, disse que, há meses, o então chefe de Gabinete do Prefeito Manoel Marrachinho (hoje, secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade) havia se comprometido em aumentar o número de castrações, para dois mil, o que, conforme ela, até o momento, ainda não ocorreu. Solicitou a criação de um abrigo municipal para acolher animais de rua. José Carlos Schio, da ONG SOS Animais, cobrou a criação de uma coordenadoria de defesa dos animais, além de reivindicar aumento nos valores públicos destinados para a castração.

Também estiveram presentes à reunião o secretário municipal do Meio Ambiente, Adivandro Rech, e os vereadores Daniel Guerra/PRB e Washington Cerqueira/PDT.

Fazem parte da comissão, além do presidente Rafael Bueno/PC do B, os vereadores Arlindo Bandeira/PP, Denise Pessôa/PT, Edi Carlos/PSB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Neri, O Carteiro/SDD, Jaison Barbosa/PDT, Renato Nunes/PRB e Washington Cerqueira/PDT.

19/05/2014 - 21:52
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luiz Claudio Farias - MTE 7.859

Ir para o topo