Voltar para a tela anterior.

Jaison Barbosa convida a comunidade para audiência pública sobre tombamento do prédio da Maesa

Encontro vai discutir o futuro da estrutura, que fica localizada na área central da cidade


O vereador Jaison Barbosa/PDT usou a tribuna para convidar a comunidade para participar da audiência pública que a Comissão Temporária Especial para Acompanhamento do Processo de Tombamento da Antiga Maesa/Fábrica 2 realizará na próxima segunda-feira (19/05), na Câmara Municipal.  "Precisamos lotar este plenário para sensibilizar o olhar do governador e do prefeito", sugere o vereador. Na sessão ordinária desta quinta-feira (15/05), o parlamentar elogiou o trabalho dos integrantes da comissão. Também destacou a presença de um grande número de vereadores, em encontro com o prefeito Alceu Barbosa Velho, na manhã de hoje, quando foi tratado sobre a Maesa (Metalúrgica Abramo Eberle/SA)/Fábrica 2. 

Jaison defende que o prédio fique sob a tutela do município de Caxias do Sul. Ele mostrou imagens da planta baixa. "O prédio da Eberle foi fundado em 1898 e é uma das maiores conquistas da indústria na  América Latina", frisou. De acordo com o vereador, representantes do Estado estarão  em Caxias na segunda-feira e vão apresentar  propostas. "Esse prédio é patrimônio histórico. Espero que o governo venha até esta audiência e nos respeite, apresentando uma proposta de forma técnica", afirmou Jaison.

O vereador rechaça propostas que surjam  no sentido de derrubar parte da obra para aumentar a extensão da Rua Vereador Mário Pezzi. "Não consigo entender como se retira um pedaço de um monumento. Defendemos o tombamento do prédio, pleito que já foi apresentado pela UAB (União das Associações de Bairro) em 2011", recorda o pedetista. 

A vereadora Denise Pessôa/PT entende que uma  audiência pública  deve ter  a participação da sociedade. "Precisamos avançar de forma mais consistente. Caxias quer o tombamento e o uso publico do prédio", comenta  Denise.  A exemplo de Jaison, a vereadora é contra a demolição de parte do prédio para abertura de via.  Segundo Denise, a abertura da rua não vai contribuir para a melhoria do trânsito no local. A parlamentar defende o tombamento do prédio. "O diálogo é bem-vindo. Espero que se consiga construir algo com governo do Estado, algo que comtemple a história de Caxias do Sul", sustenta a petista.  

O vereador Washington Stecanela Cerqueira/PDT avalia que o mais importante é defender os interesses da comunidade que, segundo ele, acena pelo tombamento do prédio e clama pelo bom uso desse patrimônio. O pedetista sugere que, se houver o desejo de comercializar o espaço, que se faça um contrato para usar os valores arrecadados em áreas como educação, saúde e segurança. Já o vereador Raimundo Bampi/PSB diz que o Estado precisa entender que aquela área é um local histórico de Caxias do Sul.  "Se o Estado pensa que vai resolver  seus problemas financeiros  com o valor da venda desse prédio, está enganado, porque esses valores são migalhas", avalia o socialista.

15/05/2014 - 21:17
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luiz Claudio Farias - MTE 7.859

Ir para o topo