Voltar para a tela anterior.

Mauro Pereira demonstra preocupação com a situação do trânsito caxiense

Parlamentar sugere ao Executivo a adoção de semáforos inteligentes


O vereador Mauro Pereira/PMDB está preocupado com a situação do trânsito em Caxias do Sul. Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (15/05), o parlamentar citou matéria do Jornal  Pioneiro, a qual relatou  problemas de atraso nos horários do transporte coletivo urbano. O peemedebista informou que esteve reunido com a direção da Viação Santa Tereza (Visate), concessionária responsável pelo serviço, para tratar do assunto.  Os dirigentes teriam argumentado que os coletivos saem da garagem dentro dos horários estabelecidos pela prefeitura, mas, quando enfrentam o trânsito, os atrasos acontecem. 

Mauro entende ser necessário fazer um retrato fiel da atual situação do trânsito em Caxias. Ele observa que muitas das dificuldades existentes decorrem do crescente número de veículos circulando pelas vias da cidade.  "Os  congestionamentos existem em lugares pontuais em horários de pico. Por isso, precisamos pensar em soluções. Juntos, nós, vereadores  e prefeito, precisamos dar apoio ao sistema de mobilidade que está sendo implantado em nossa cidade", sugere Mauro.

O peemedebista elogiou o trabalho do prefeito Alceu Barbosa Velho que conseguiu captar R$ 60 milhões por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) II, do governo federal, para obras de mobilidade. Aproveitando o uso desses recursos, Mauro informou que irá fazer uma indicação ao poder Executivo para compra e instalação de semáforos inteligentes.  Segundo Mauro, esse sistema utiliza monitores que possibilitam aumentar o tempo de cada equipamento conforme o fluxo de veículos.   Essa seria uma alternativa ao atual conjunto de semáforos que, conforme Mauro, são antigos e trabalham sem sincronismo,  provocando ainda mais dificuldades no tráfego de veículos, especialmente nos horários de pico. O vereador vai diz que o sistema pode funcionar com câmeras de vídeo e pode ser utilizado para multar os maus motoristas. 

Mauro defende também aumento no número de fiscais de trânsito e campanhas públicas para estimular o uso do transporte coletivo. Citando que existem mais de 700 empresas de fretamento de ônibus utilizados para transporte de funcionários, Mauro chamou a atenção dos empresários para estimularem os colaboradores a utilizarem esse tipo de transporte gratuito, deixando o carro na garagem. O vereador Felipe Gremelmaier/PMDB disse que, nos últimos anos, foram feitas uma série de intervenções para melhorar o trânsito da cidade, mas ainda o fluxo de veículos é grande. "Durante o governo Sartori (ex-prefeito José Ivo Sartori, mandatos de 2005 a 2012), foram feitas muitas obras de mobilidade, criando situações que ajudaram a fluir o trânsito de Caxias do Sul. Se não existissem essas intervenções, o trânsito estaria completamente parado", avalia Gremelmaier.

15/05/2014 - 21:15
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luiz Claudio Farias - MTE 7.859

Ir para o topo