Voltar para a tela anterior.

Vereadores fiscalizam a situação das estações de transbordo do Floresta e do Imigrante

As vistorias da manhã desta quinta-feira deram início ao programa Visitas Legislativas


Os vereadores da Câmara Municipal de Caxias do Sul fiscalizaram, na manhã desta quinta-feira (15/05), as estações de transbordo dos bairros Floresta e Imigrante. As vistorias deram início ao programa Visitas Legislativas. Liderados pelo vereador-presidente do Legislativo caxiense, Gustavo Toigo, os parlamentares acompanharam a situação das obras. Nos locais, receberam orientações técnicas do secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Manoel Marrachinho.

De acordo com o secretário, a partir de janeiro e fevereiro de 2015, aquelas estações deverão estar em funcionamento. Disse que a intenção consiste em promover a chamada troncalização do eixo Leste-Oeste da cidade. Afirmou que as duas estações darão conta de até 25% do volume do transporte coletivo urbano local, respondendo por mais de um milhão de usuários por mês, a partir de investimento de R$ 12,4 milhões, em ambas. Segundo ele, na sequência, serão levadas adiante as obras das estações do São Ciro e da zona Norte, cujas inaugurações estão previstas para ocorrerem em 2016.

Marrachinho explicou que, ao término da estruturação das estações de transbordo, a velocidade média dos ônibus, nos horários de pico, poderá saltar da faixa de sete a oito quilômetros por hora para o intervalo entre 17 e 22 quilômetros por hora. Destacou que esses pontos se integrarão às linhas circulares do Centro, onde as ruas Pinheiro e Sinimbu receberão mais um corredor cada. "Os novos corredores, na Pinheiro e na Sinimbu, depois de iniciadas as obras, terão cinco meses de execução, até ficarem prontos. Em seguida, a própria Sinimbu será bloqueada trecho a trecho, com a retirada de alguns estacionamentos, em cinco vias transversais. Ficarão proibidas as conversões sobre os corredores de ônibus", detalhou.

O presidente Toigo avaliou como positiva a atividade de hoje. Enfatizou que os dados repassados por Marrachinho foram capazes de subsidiar os vereadores. "Agora, cada parlamentar poderá analisar como, melhor, conduzir o debate sobre a mobilidade urbana", observou.

O programa Visitas Legislativas é organizado pela Câmara, com o intuito de acompanhar espaços, obras e serviços públicos executados ou que estejam em andamento, na cidade. A partir de cada visita, os parlamentares reúnem informações, a fim de avaliarem a situação de cada localidade. Se necessário, solicitam providências dentro da competência legislativa.

Além do presidente Toigo, participaram das visitações de hoje os vereadores Arlindo Bandeira, Daniel Guerra, Edi Carlos, Edson da Rosa, Guila Sebben, Jaison Barbosa, Kiko Girardi, Mauro Pereira, Neri (O Carteiro), Raimundo Bampi, Zoraido Silva.

15/05/2014 - 15:05
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo