Voltar para a tela anterior.

Dilma Tessari anuncia que deverá sair concurso público para médicos de 20 horas

Em audiência pública da Comissão de Saúde, destacou que serão diversas especialidades


A tendência de que, nos próximos meses, deverá sair concurso público para médicos, com expediente semanal de 20 horas, foi sinalizada pela secretária municipal da Saúde, Dilma Tessari, durante audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, realizada na noite desta segunda-feira (12/05), no plenário do Legislativo caxiense. Os trabalhos, conduzidos pelo vereador-presidente da comissão, Henrique Silva/PC do B, buscaram traçar um panorama da situação do setor e colher sugestões.

Cerca de 100 pessoas compareceram à reunião. As reclamações apontaram para demoras de meses, no agendamento de cirurgias, consultas e exames. Outros questionaram o cumprimento de horário, por parte dos médicos, e o porquê de suposta falta de clareza, na prestação de informações sobre a jornada de trabalho dos profissionais.

Além de acenar com a possibilidade de novos médicos concursados, a secretária trouxe dados estatísticos acerca do andamento dos serviços de saúde. Destacou que já está concluída a parte física da unidade de pronto-atendimento (UPA) 3 da zona Norte e que o investimento mensal no PA 24 horas tem alcançado R$ 2 milhões.

Entre as áreas que sofrem com demanda reprimida, Dilma comentou sobre a situação das cirurgias de traumato-ortopedia. Afirmou que o Hospital Pompéia conseguiu disponibilizar uma sala só para traumatologia, o que, a seu ver, ajudará a diminuir as filas de espera por atendimento. Disse que, desde 30 de abril passado até este 12 de maio, o aguardo por cirurgia da área caiu de 2.917 para 2.298 pacientes com laudo.

Outras informações trazidas pela secretária registraram que, em 2013, o município executou 473.266 consultas especializadas, com a média mensal de 34.439. Dilma acrescentou que, todo ano, desde 2012, o repasse do município para a assistência farmacêutica vem ficando próximo a R$ 2 milhões.

Prestigiaram a audiência pública os vereadores Daniel Guerra/PRB, Denise Pessôa/PT, Flávio Dias/PTB, Guila Sebben/PP, Jaison Barbosa/PDT, Kiko Girardi/PT, Pedro Incerti/PDT, Rafael Bueno/PC do B, Raimundo Bampi/PSB.

Além do vereador-presidente Henrique Silva/PC do B, integram a Comissão de Saúde e Meio Ambiente os vereadores Daniel Guerra/PRB, Flávio Dias/PTB, Guila Sebben/PP e Kiko Girardi/PT.

12/05/2014 - 22:02
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo