Voltar para a tela anterior.

Vereador Rafael Bueno protocola alteração para a lei dos desfibriladores

A proposta quer a alteração da lei 6.693 do ano de 2007


Caxias do Sul conta desde o ano de 2007 com uma lei que dispões sobre a manutenção de aparelhos desfibriladores externos automáticos em alguns locais de nossa cidade. De acordo com a lei vigente, locais com circulação diária de 1.500 pessoas, supermercados, hipermercados, shoppings centers, centros empresariais, casas de espetáculos, clubes, estádios de futebol, academias, aeroporto e estação rodoviária são obrigados a manter em suas dependências um aparelho desfibrilador externo automático.

O vereador Rafael Bueno/PCdoB propôs a alteração da lei, para que os locais que oferecem atividades físicas e instituições de ensino superior também tenham o aparelho disponível para o uso. A proposta foi construída a partir dos recentes casos de mortes súbitas ocorridas com atletas em algumas competições e também na prática de atividades físicas. O parlamentar cita o caso do atleta caxiense Thiago Pereira, morto em uma competição esportiva em Brasília. Segundo alguns colegas de Thiago, se o desfibrilador estivesse disponível no local, as chances de salvar a vida do atleta seriam bem maiores. "A cada dia mais pessoas praticam esportes, e muitas vezes ficamos desamparados de atendimento médico rápido", salientou o parlamentar.

Além da alteração dos locais, o projeto prevê que 30% dos funcionários de cada turno, sejam treinados em suporte básico de vida, que auxilia nos primeiro socorros. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a cada um minuto que o paciente aguarda por atendimento, em casos cardíacos, as chances de salvá-lo diminui em 10%.

O projeto agora tramita nas Comissões da Câmara, e em seguida irá para discussão em Plenário. "Contamos com o apoio de toda a população para esse projeto, que dará mais segurança aos nosso atletas, e também a todos que praticam atividades físicas", lembrou Bueno.

 


09/05/2014 - 12:36
Gabinete do vereador Rafael Bueno
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo