Voltar para a tela anterior.

Vereadores debatem sobre o processo de reconstrução da Escola Marquinhos

Após críticas de Denise, Incerti disse que o projeto do novo prédio deverá ser licitado em breve


Um debate sobre a reconstrução da Escola de Educação Infantil Marquinhos, no Bairro São Victor Cohab, ganhou força na sessão ordinária desta quinta-feira (08/05), no plenário da Câmara. A vereadora Denise Pessôa/PT criticou a demora no processo, que vem desde 2009. Em seguida, o líder do governo municipal na Casa, vereador Pedro Incerti/PDT, informou que o projeto já está concluído e será encaminhado à Central de Licitações da Prefeitura. O pedetista afirmou que o Executivo havia prometido conclui-lo em maio. Disse que a licitação deverá sair em breve.

Antes do comunicado de Incerti, Denise exibiu imagens de terreno, também no São Victor Cohab, já cedido pelo governo do Estado. Segundo ela, teria havido tempo suficiente para o município concluir o projeto e as obras do colégio.

A oferta de vagas, na Escola Marquinhos, vinha ocorrendo até 2009, quando ela foi interditada por problemas estruturais. No momento, 54 crianças da região do São Victor Cohab são atendidas em uma escola infantil provisória, no Bairro Bela Vista.

Secretário da Educação em 2009, o vereador Edson da Rosa/PMDB disse que a decisão pelo fechamento da escola partiu de autoridades e da comunidade escolar, envolvendo pais e alunos, depois de temporais. "Ela ficava situada junto ao costado de um barranco", lembrou. Para ele, a medida buscou evitar mortes por acidentes.

O vereador Flávio Cassina/PTB, que era secretário da Habitação na época, recordou que o comprometimento do Estado era pela doação de área, e não por uma permissão de uso, como ocorreu, a fim de viabilizar a reconstrução da creche. Salientou que, em troca do terreno da escola de educação infantil, o município doou área no loteamento San Genaro, para permitir a construção de moradias populares.

Os vereadores Jaison Barbosa/PDT e Mauro Pereira/PMDB trataram das dificuldades do município, nos últimos anos, para conseguir a liberação do terreno, junto ao governo estadual. Mas o vereador Rodrigo Beltrão/PT apontou para suposta falta de vontade política da administração local.

08/05/2014 - 20:52
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo