Voltar para a tela anterior.

Câmara concede o Prêmio Caxias do Sul para Alberto Arioli e Antuérpio Nemen

Os homenageados são ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira


Dois ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), responsável pela participação do país, durante a 2ª Guerra Mundial (1939-1945), foram homenageados pela Câmara Municipal de Caxias do Sul. Na abertura da sessão ordinária desta quinta-feira (08/05), Alberto Arioli e Antuérpio Nemen, representado por Marcos Tronca, receberam o Prêmio Caxias do Sul. Arioli presenteou os parlamentares com exemplares do livro "Cabedelo: A Odisseia de Uma Vida", com suas memórias. O presidente do Legislativo caxiense, vereador Gustavo Toigo, conduziu a cerimônia.

O pronunciamento da Casa coube ao vereador Edson da Rosa. Ele destacou que os dois homenageados são os últimos remanescentes da 2ª Grande Guerra, na cidade. Comentou que a data de hoje é conhecida, mundialmente, como o Dia da Vitória, quando os Aliados venceram o Nazi-Fascismo, em 1945. Edson resgatou a participação do Brasil, nos campos político, econômico e militar, durante aquele conflito. "Eles são heróis vivos, que lutaram por livre vontade. Merecem admiração e respeito. Aos que não retornaram das batalhas, fica a gratidão", salientou.

Arioli salientou o significado que atribui ao dia 8 de maio de 1945. "Foi o melhor dia da minha vida, pois tivemos a comunicação sobre a rendição alemã e pudemos voltar para casa", relatou. Ele explicou como foi a sua participação na guerra, combatendo na Itália. Não era militar, mas foi um dos 12 caxienses que se apresentaram, voluntariamente, para a guerra. Tinha 18 anos de idade.

O homenageado divulgou o Museu dos Ex-Combatentes da FEB na Segunda Guerra Mundial, localizado à Rua Visconde de Pelotas, 249. Descreveu que o espaço abriga fotografias, documentos, objetos de uso pessoal, armas, uniformes e equipamentos doados pelos ex-combatentes.

A secretária municipal da Cultura, Rubia Frizzo, transmitiu os cumprimentos do prefeito Alceu Barbosa Velho. Ela valorizou o patrimônio imaterial da cidade. O presidente Toigo saudou Arioli pelo trabalho de civismo e patriotismo. "A Casa se sente orgulhosa por deixar registrada a façanha do senhor", pontuou. Ele também fez referência a Antuérpio, que não pôde comparecer por motivos de saúde.

O Prêmio Caxias do Sul foi instituído pelo Decreto Legislativo 186/A, de 8 de setembro de 2006, a partir da iniciativa dos ex-vereadores Francisco de Assis Spiandorello e Getúlio Demori. A honraria é outorgada a pessoas ou entidades, locais ou de outros municípios, que se destaquem em serviços prestados à comunidade de Caxias do Sul, nos mais diferentes campos de ação.

Além do presidente Gustavo Toigo, integram a Mesa Diretora da Casa os vereadores Flávio Cassina (vice-presidente), Arlindo Bandeira (2º vice-presidente), Felipe Gremelmaier (secretário) e Edi Carlos (2º secretário).

08/05/2014 - 17:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo