Voltar para a tela anterior.

Seis personalidades de Caxias do Sul são agraciadas com o Troféu Mulher Cidadã 2014

As conquistas e os desafios por mais avanços do gênero feminino ganharam ênfase


O Troféu Mulher Cidadã 2014 foi entregue a seis personalidades, em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, na noite desta quarta-feira (07/05), no plenário da Casa. A cerimônia ficou marcada por reflexões acerca das conquistas e dos desafios por mais avanços do gênero feminino ganharam ênfase. Na categoria defesa dos direitos e combate à violência contra a mulher, a honraria ficou com Luciane Demenech; na educação, com Glaucia Helena Gomes; na promoção da participação política, com Maria Helena Sartori; na profissionalização e emprego, com Gilda Eluiza De Ross; na saúde, com Neira Maria de Lima Mello; na atividade comunitária, com Isoldi Elizabetha Chies. O presidente em exercício do Legislativo caxiense, vereador Flávio Cassina, conduziu a solenidade.

Única vereadora da atual legislatura (2013-2016), Denise Pessôa fez o pronunciamento a partir da tribuna. Destacou que a homenagem resgata o trabalho, a luta e a dedicação de diversas mulheres. Para ela, os exemplos das trajetórias das agraciadas servem para estimular outras, na construção de novo olhar civilizatório. A parlamentar enfatizou que um dos desafios continua sendo enfrentar visões majoritárias de mundo estabelecidas pelos homens.

Na sequência, manifestaram-se a deputada estadual Maria Helena Sartori, em nome das homenageadas, o vice-prefeito Antonio Feldmann e a coordenadora-geral do Conselho Municipal da Mulher, Thais Bampi. Eles também enfatizaram as conquistas das mulheres.

Todo ano, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher indica as futuras agraciadas à Mesa Diretora da Câmara. Em seguida, um requerimento é submetido para apreciação e votação dos vereadores, em plenário. No último dia 22 de abril, foram aprovados os nomes das homenageadas deste ano. Qualquer entidade, governamental ou não, de âmbito municipal, que desenvolva atividades relacionadas à promoção e à valorização da mulher, pode indicar ao conselho uma candidata ao troféu. Em 2004, por meio de decreto legislativo, as ex-vereadoras Ana Corso e Geni Peteffi idealizaram o prêmio, que passou a ser entregue em 2005.

 

Conheça um pouco mais da trajetória das homenageadas:

 

Luciane Demenech é psicóloga, funcionária pública e coordenadora do Centro de Referência para a Mulher (Prefeitura Municipal). De 2002 a 2004, participou do Conselho Municipal dos Direitos Humanos, nas funções de presidente e secretária. Presidiu a 1ª Conferência Regional de Direitos Humanos. Também atuou no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caxias do Sul, entre 2008 e 2012, na Casa de Apoio Viva Rachel (Fundação de Assistência Social), de 1999 a 2006. Integrou a equipe multidisciplinar do Centro de Referência para a Mulher, com destaque ao programa Rompendo Paradigmas.

Glaucia Helena Gomes cursou licenciatura plena em Filosofia. No serviço público, a nomeação como professora data de 1992. Além de trabalhar em direção de escola, participou da comissão de diretores, da diretoria do círculo de pais e mestres. Assumiu a Coordenação-Geral do Fórum Municipal de Educação. É presidente do Conselho Municipal de Educação.

Deputada estadual pelo PMDB (2011-2014), Maria Helena Sartori é professora aposentada da rede estadual de ensino. Possui formação em Filosofia. Exerceu o primeiro mandato parlamentar, na Assembleia Legislativa, de 2002 a 2006. No último ano, liderou o governo de Germano Rigotto, naquela Casa, sendo a primeira mulher a exercer essa função. Entre outros projetos que viraram lei, está o que instituiu as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), nas escolas da rede de ensino público estadual do Rio Grande do Sul. Como primeira-dama, na administração do ex-prefeito José Ivo Sartori (2005-2012), Maria Helena auxiliou na implantação do programa de combate ao câncer de mama (Vigimama).

Tecnóloga em Moda e Estilo e administradora, Gilda Eluiza De Ross é diretora-proprietária da GDR Assessoria em Negócios de Moda, professora do curso de Design de Moda da Universidade de Caxias do Sul, diretora-presidente do Polo de Moda da Serra Gaúcha, presidente do Conselho Gestor do Banco de Vestuário. No Sindicato das Indústrias do Vestuário e do Calçado do Nordeste Gaúcho, destacou-se entre as fundadoras do núcleo de moda.

Neira Maria de Lima Mello possui formação em Letras e Psicologia. Como voluntária, há 14 anos, trabalha na Liga Feminina de Combate ao Câncer de Caxias do Sul. Como presidente do órgão, junto ao Hospital Pompéia, fundou o banco de prótese mamária, que beneficiou 16 mulheres vítimas de câncer de mama, em 2013. Ampliou as instalações da liga, no Hospital Geral, e inaugurou uma sala no Pompéia. Ambos os projetos viabilizaram mais de mil atendimentos.

A professora aposentada Isoldi Elizabetha Chies notabilizou-se como entusiasta da Associação dos Renais Crônicos da Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Rimviver), que, desde 1994, luta em prol da ressocialização da pessoa com insuficiência renal crônica. Ela era mãe de Juliana, que tinha o problema e que veio a falecer logo depois da implementação do projeto. O Rimviver promove atividades artesanais e cursos de qualificação profissional, disponibiliza convênios, além de oferecer refeições diárias e distribuir cesta básica e vestuário. Em 2004, Isoldi elegeu-se presidente das Associações dos Renais Crônicos do Brasil.

07/05/2014 - 22:10
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo