Voltar para a tela anterior.

Virgili Costa quer pronto-atendimento a usuários do SUS em hospitais

O objetivo do parlamentar é desafogar o atendimento no PA 24 horas


A preocupação em desafogar o pronto-atendimento (PA) 24 horas levou o vereador Virgili Costa/PDT a sugerir que os hospitais que recebem repasses do Sistema Único de Saúde (SUS) disponibilizassem pronto-atendimento aos usuários do SUS. Defendeu a ideia durante a sessão ordinária desta quarta-feira (07/05). Segundo ele, os pacientes do sistema precisam ir ao PA 24 horas, para, então, serem encaminhados aos hospitais.

Virgili trouxe a proposta depois de ter apurado que a secretária da Saúde, Dilma Tessari, afirmou que não há solução a curto prazo para este problema. Ele afirmou que os hospitais Geral, Pompeia e Paulo Guedes recebem repasses do SUS, e por isso deveriam abrir um ambulatório para o pronto-atendimento de usuários do Sistema. "O PA 24 horas não pode ser a única porta para atender a urgência e a emergência de Caxias do Sul", frisou.

O parlamentar lembrou que a cidade já tem praticamente 500 mil habitantes, e acolhe, na saúde, mais de um milhão de pessoas da região. "Caxias tem grandes hospitais. O Geral é integralmente do SUS, e o Pompeia também atende aos usuários. Mas são hospitais fechados no pronto-socorro", afirmou. Segundo o vereador, casos psiquiátricos vão parar no PA 24 horas porque não há uma sala de pronto-atendimento no Hospital Paulo Guedes para usuários do SUS.

Diversos vereadores apoiaram a ideia de Virgili. Daniel Guerra/PRB entende que o Legislativo precisa abraçar a iniciativa. Ele criticou a demora no funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte.

Edson da Rosa/PMDB frisou que, caso o município faça esse tipo de atendimento, deverá aportar mais recursos. Pedro Incerti/PDT manifestou essa mesma preocupação, destacando que o município, a cada ano, desembolsa mais valores na área. "Essa contrapartida financeira também deveria vir dos demais responsáveis, que são o Estado e o país", salientou.

Rodrigo Beltrão/PT, por sua vez, destacou que a responsabilidade de gerir a saúde no município é da prefeitura. "O município é quem tem que induzir esses hospitais a atenderem o povo pelo SUS no pronto-atendimento", salientou. Jaison Barbosa/PDT discordou da opinião do petista. Ele entende que esse assunto é incumbência tanto do Executivo e do Legislativo, bem como das empresas da cidade e dos governos estadual e federal. "A curto prazo a solução é difícil, mas temos de buscar possibilidades", manifestou. Mauro Pereira/PMDB expôs que a secretária Dilma é aberta ao diálogo.

Guerra convidou a comunidade para uma audiência sobre a saúde pública em Caxias do Sul. O evento será na próxima segunda-feira (12/05), a partir das 19h. O encontro é aberto à comunidade, que terá espaço para se manifestar.

07/05/2014 - 21:49
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo