Voltar para a tela anterior.

Bampi critica empresas responsáveis por utilizar antibióticos na produção de seus vinhos

O vereador salientou que a notícia causou revolta entre os produtores de uva


A notícia divulgada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de que 13 vinícolas do Rio Grande do Sul apresentaram resultado positivo para o uso do antibiótico natamicina, na produção de vinhos suaves, foi repercutida pelo vereador Raimundo Bampi/PSB. Na sessão plenária desta quarta-feira (07/06), o parlamentar salientou que a informação causou revolta entre os produtores de uva.

Conforme o socialista, a todo o momento, eles são cobrados a produzirem a matéria-prima de melhor qualidade. Entretanto, na visão de Bampi, de nada adianta o agricultor trabalhar pela qualidade da safra, se quando o produto chega às empresas, o procedimento da elaboração do vinho não segue a forma correta.

De acordo com o socialista, a substância utilizada se trata de um agente antifúngico que prolonga a conservação do vinho. Porém, segundo o parlamentar, a substância é proibida pela legislação brasileira, para adição em bebidas.

O vereador parabenizou o Ministério da Agricultura, por divulgar os nomes das vinícolas que estão envolvidas, pois, dessa forma, na ótica de Bampi, não compromete a estrutura das empresas que agem corretamente, além de alertar o consumidor, na hora de comprar o produto. O parlamentar frisou que a fiscalização precisa continuar, não só no Rio Grande do Sul, mas, em todos os estados do Brasil.

Arlindo Bandeira/PP considerou que os envolvidos nesse caso precisam ser punidos. Mauro Pereira/PMDB defendeu que o vinho produzido no Rio Grande do Sul é de ótima qualidade. O peemedebista relatou que o problema ocorreu somente em algumas cantinas, restringindo-se aos vinhos suaves.

07/05/2014 - 20:49
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo