Voltar para a tela anterior.

Comissão de Direitos Humanos organizará audiência pública sobre o policiamento comunitário

O assunto foi debatido em encontro com o major Alencastro, comandante do 12º BPM


A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança da Câmara Municipal (CDHCS), presidida pela vereadora Denise Pessôa/PT, organizará uma audiência pública sobre o funcionamento do Policiamento Comunitário. O grupo esteve reunido com o major Lúcio Castilhos Alencastro, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na tarde desta quarta-feira (07/05), na sede da corporação. Durante o encontro, a vereadora levou questionamentos trazidos pelos moradores durante a última edição do projeto Câmara Vai aos Bairros, realizada na semana passada. Além do major Alencastro, o capitão Giovani Gomes atendeu a comissão.

Conforme Denise, os moradores reclamaram que os brigadianos do policiamento comunitário não estariam circulando nos bairros durante o dia. O vereador Neri, O Carteiro/SDD também relatou que tem recebido cobranças nesse sentido. Alencastro esclareceu que a maioria das ocorrências acontece à noite, o que fez com que alguns núcleos de policiamento passassem a atender neste período.

Segundo o major, esses policiais cumprem a carga de oito horas diárias, além de fazerem horas extras e de contarem com o aporte do canil da Brigada. "60% do policiamento da cidade é comunitário. É preciso trabalhar à noite, quando as pessoas não veem", relatou. Diante disso, a comissão agendará uma audiência pública para esclarecer o funcionamento do policiamento comunitário e responder as dúvidas da comunidade. Alencastro ainda divulgou que estão sendo planejados mais dois núcleos do projeto, a serem instalados em Forqueta e na região de Santa Lúcia do Piaí e Vila Oliva.

O funcionamento das câmeras de vigilância na cidade também foi tratado durante o encontro. Conforme o major, a Brigada envia relatórios com os defeitos nas câmeras à Secretaria Municipal da Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS), responsável pela manutenção. Apesar disso, ele comentou que há demora no conserto das câmeras. Alencastro informou que existem 51 equipamentos espalhados pela cidade, e cerca de 10% estão danificados. Denise afirmou que entrará em contato com a SSPPS para buscar esclarecimentos.

Além desse assunto, a comissão apurou como está o funcionamento da patrulha Maria da Penha, na qual os policiais acompanham mulheres que já tenham registrado denúncias por violência doméstica. Alencastro explicou que não há reincidência nos casos acompanhados. "As mulheres estão contentes, porque se sentem protegidas", destacou.

Outra preocupação trazida durante o Câmara Vai aos Bairros se refere ao policiamento durante o período da Copa do Mundo. Alencastro afirmou que a comunidade terá o atendimento ampliado. Segundo ele, ainda não estão definidos quantos policiais sairão da região para cobrir os eventos relativos à competição, mas os que ficarem na cidade cobrirão os horários dos demais, por meio do aumento das horas extras. "A segurança será otimizada e ninguém tirará férias nesse período", salientou.

Além de Denise Pessôa e Neri, O Carteiro, fazem parte da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, os vereadores Mauro Pereira/PMDB, Renato Nunes/PRB e Rodrigo Beltrão/PT. A assessoria de Mauro acompanhou a reunião.

07/05/2014 - 19:17
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo