Voltar para a tela anterior.

Associação Brasileira de Fibromiálgicos pede apoio do município para enfrentamento da doença

Representante caxiense da entidade ocupou a Tribuna Livre


A Associação Brasileira de Fibromiálgicos (Abrafibro) pediu apoio do município para o tratamento adequado da fibromialgia. Uma representante da entidade ocupou espaço da Tribuna Livre, na sessão ordinária desta quarta-feira (29/04), para esclarecer o que é a enfermidade. Marlin Castilho, que também é fibromiálgica, explicou que a doença é de difícil diagnóstico e exige um tratamento caro. Ela é uma das coordenadoras do grupo Fibro Caxias e Região da Serra, filiado à Abrafibro.

De acordo com Marlin, a fibromialgia é uma síndrome pouco conhecida, que acomete o enfermo com dores extremas no corpo todo. Outros sintomas, como fadiga crônica, alteração do humor, sono não reparador, dificuldade de concentração, cefaleia, depressão e ansiedade também foram apontados pela representante. "O nível da dor é diferente de um paciente normal. O tratamento é multidisciplinar, com atividades físicas, remédios e técnicas como a acupuntura", explicou.

Marlin relatou dificuldade em encontrar tratamento para a doença no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ela, muitos médicos não tratam a fibromialgia, mas sim as dores isoladas. Além disso, salientou que os remédios receitados são caros e nem sempre estão disponíveis. "Se um fibromiálgico ficar mais de dois dias sem tratamento, as dores o impedem de sair de casa e ele não pode trabalhar", indicou.

A Fibro Caxias e Região da Serra Gaúcha está em fase de organização na cidade. Conforme Marlin, a organização pretende auxiliar quem já foi diagnosticado com fibromialgia e quem também apresenta os sintomas. "Atendemos pessoas que estão deprimidas devido às dores que a doença causa", relata. Uma das demandas do grupo é buscar, junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que a fibromialgia seja considerada doença incapacitante.

Marlin agradeceu os parlamentares por terem aprovado, na semana passada, um projeto de lei que institui a data de 12 de maio como Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia. A representante divulgou que o grupo caxiense está buscando um espaço físico para atender os fibromiálgicos e promover palestras sobre a enfermidade. Por ora, quem quiser fazer contato com a Fibro Caxias e Região da Serra Gaúcha poderá ligar para o fone (54) 9103-3962, com Marlin, ou buscar o grupo nas redes sociais.

30/04/2014 - 21:36
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo