Voltar para a tela anterior.

Jaison Barbosa repercute visita às instalações da antiga Maesa/Fábrica 2

Ele divulgou uma audiência pública que tratará do assunto, no próximo dia 19 de maio


A visita realizada na manhã de ontem, pelos membros da comissão que acompanha o processo de tombamento da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa/Fábrica 2), recebeu o destaque do vereador Jaison Barbosa/PDT. Na sessão ordinária desta terça-feira (29/04), o parlamentar trouxe detalhes a respeito do contato com a equipe da empresa Voges, que, hoje, tem o direito de utilização do espaço.

O pedetista ressaltou que a área total do prédio chega a 55 mil metros quadrados. Pontuou que apenas 19 mil metros quadrados estão ocupados pela Voges. Ou seja, segundo o parlamentar, 36 mil metros quadrados do empreendimento estão vazios. Salientou que, conforme informações recebidas pelos engenheiros ambientais da Voges, toda a areia que ela utiliza tem reaproveitamento por empresas de construção civil. Pediu o bom senso do governador Tarso Genro, para que ele entregasse, de vez, o prédio ao município de Caxias do Sul.

O vereador aproveitou para anunciar que, no próximo dia 19 de maio, às 19h, no plenário do Legislativo caxiense, ocorrerá uma audiência pública da Assembleia Legislativa, para tratar do assunto.

Na opinião do vereador Zoraido Silva/PTB, boa parte do espaço poderia ser utilizada para a construção de um novo centro administrativo, para o município. O vereador Washington Cerqueira/PDT defendeu a implantação de um mercado público no local, o que, na ótica dele, traria inúmeros benefícios para a população de Caxias do Sul.

Em dezembro de 2010, a empresa Mundial, que, anteriormente, ocupava aquele prédio, o repassou ao estado, a fim de quitar uma dívida. Hoje, a edificação está alugada para o Grupo Voges. Em duas oportunidades, já foi solicitado o tombamento da Maesa/Fábrica 2. Em 2011, a iniciativa coube à Mesa Diretora do Legislativo caxiense, que encaminhou o pedido à administração estadual. Em maio de 2012, a União das Associações de Bairros (UAB) fez o mesmo, mas, desta vez, junto à Prefeitura Municipal.

29/04/2014 - 20:19
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo