Voltar para a tela anterior.

Comunidade aprova o novo formato do Câmara Vai aos Bairros 2014

A edição da zona urbana, nesta segunda-feira, promoveu diálogos abertos nas comissões


O novo formato do Câmara Vai aos Bairros 2014 foi aprovado pelas cerca de 90 pessoas que, na noite desta segunda-feira (28/04), compareceram ao salão dos Capuchinhos, no Bairro Rio Branco, para a primeira edição deste ano. Ela contemplou 228 bairros e loteamentos da zona urbana da cidade. A novidade ficou por conta do espaço específico, pelo qual os moradores puderam dialogar, abertamente, com os vereadores-membros de cinco comissões da Casa. As demandas serão encaminhadas às autoridades competentes, para a busca por resolução aos problemas apresentados.

O presidente da Câmara, vereador Gustavo Toigo, ressaltou o caráter técnico de tratamento dos assuntos trazidos pela população. "Todos puderam tirar proveito do conhecimento de cada comissão, cujos vereadores procuraram organizar a distribuição das questões apresentadas, conforme o caráter temático de cada grupo", observou.

Depois dos debates, no âmbito das comissões, Marinês de Jesus Fávero utilizou o microfone para reclamar de poluição sonora, em bar situado em frente à Ceasa, no Cohab-Santa Lúcia. Garantiu ter verificado, junto ao Plano Diretor Municipal, que o zoneamento daquela região não permite a presença de bares e restaurantes. Segundo ela, sobretudo, à noite, há muito barulho decorrente de músicas ao vivo.

O pedido por mais unidades básicas de saúde (UBS) ganhou ênfase a partir de Edi Bolson, que fez a solicitação para o Rosário I, no Desvio Rizzo. Apontou que até ocorrem horários ampliados, no atendimento, mas com falta de médicos. Luiz Carlos Ferreira fez o pedido para a região do Esplanada, contemplando outros bairros como o Aeroporto e o Monte Carmelo. Em resposta, o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, vereador Henrique Silva, disse que fará indicação ao Executivo Municipal, pela abertura de mais quatro UBS, com jornadas estendidas até as 22h.

Ferreira também acusou invasões de esgoto a casas, em dias de chuva. Alertou que, no Esplanada, as canalizações são muito antigas, o que não permitiria a vazão adequada. A mesma situação, a partir do relato de Carina Gonçalves, se repete no loteamento Paraíso Cristal, com formação de barro, quando chove.

O congestionamento do trânsito, na Avenida Rio Branco, preocupa Paulo Rogério. Para ele, o motivo se deve ao fato de a via ser a única entrada do bairro de mesmo nome. Atentou para a necessidade de melhores sinalização e calçamento. Pediu semáforo próximo ao colégio Santo Antônio, para proteger o deslocamento de alunos, pela rua.

Outro fator de alerta ficou por conta da possibilidade de policiais do Interior caxiense serem deslocados para Porto Alegre, durante a Copa do Mundo, nos próximos meses de junho e julho. Coube a Cleusa Morais apresentar a situação. Membro da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário, o vereador Flávio Cassina afirmou que averiguará a informação para tentar evitar a perda de efetivo policial.

A pauta pela vinda de uma universidade pública federal para Caxias do Sul permeou as manifestações de Agenor Rodrigues, do Rio Branco, e de Maria da Silva, do Oriental. Jorge da Costa, do São Caetano, lamentou a defasagem dos salários da maioria dos aposentados. Presidente da Comissão Temporária Especial do Idoso, o vereador Virgili Costa comentou ter apurado que, a cada dois dias, ocorre uma denúncia de violência contra pessoas com idade acima de 65 anos.

Os presidentes das comissões de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, vereador Mauro Pereira, e de Legislação Participativa e Comunitária, vereador Kiko Girardi, também prometeram empenho para pleitear a resolução de problemas apresentados. Para Kiko, há pontos básicos a serem corrigidos pelo poder público: políticas para a juventude, faixas de pedestres, infraestrutura de água e luz para bairros irregulares, fornecimento de mais agentes de saúde.

O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado por meio de parcerias com as associações de moradores, clubes de mães, igrejas, instituições de ensino e quaisquer outras entidades interessadas. A intenção consiste em aumentar a participação da Casa, junto a variados segmentos da comunidade caxiense, bem como, intermediar a solução de problemas apontados pela população.

Além do presidente Gustavo Toigo, integram a Câmara Municipal de Caxias do Sul os vereadores Arlindo Bandeira; Daniel Guerra; Denise Pessôa; Edi Carlos; Edson da Rosa; Felipe Gremelmaier; Flávio Cassina; Flávio Dias; Guila Sebben; Henrique Silva; Jaison Barbosa; Kiko Girardi; Mauro Pereira; Neri, O Carteiro; Pedro Incerti; Rafael Bueno; Raimundo Bampi; Renato Nunes; Rodrigo Beltrão; Virgili Costa; Washington Cerqueira e Zoraido Silva.

28/04/2014 - 23:48
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo