Voltar para a tela anterior.

Vereadores debatem sobre a falta de médicos no postão 24 horas

Declaração da secretária da Saúde, em órgão de imprensa, provocou a discussão


A falta de médicos, para prestar atendimento no postão 24 horas, balizou os debates na sessão ordinária desta quinta-feira (24/04). O vereador Rodrigo Beltrão/PT se mostrou inconformado com a declaração da secretária municipal da Saúde, Dilma Tessari, ao jornal Pioneiro. Segundo o petista, que trouxe o debate ao plenário, ela assumiu que estaria faltando médicos, na unidade de saúde do centro da cidade.

Para Beltrão, a manifestação é um caso típico de retrocesso. "O que adianta o governo federal disponibilizar recursos para criar a UPA (unidade de pronto-atendimento) da zona Norte, se não temos médicos e atendimento digno no postão 24 horas?", questionou o petista. Informou que a Conselho Municipal de Saúde fez uma vistoria no local e teria verificado um quadro deficitário de médicos.

Enquanto isso, o vereador Virgili Costa/PDT defendeu Dilma Tessari, elogiando a forma transparente da secretária, para tratar do tema. O pedetista rebateu as críticas de Beltrão. Sem querer interferir na gestão da secretária, sugeriu que o atendimento, no postão 24 horas, fosse dividido por três: postão 24 horas, Hospital Pompéia e Hospital Geral. "A sugestão se baseia no fato de que os dois hospitais citados têm um quadro de médicos residentes pagos com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS)", explicou.

O vereador Mauro Pereira/PMDB afirmou que a secretária entende as reclamações e não faz contestações às criticas por estar ciente da situação. Garantiu que Dilma e a sua equipe estão empenhadas em melhorar o atendimento aos usuários do postão. Lembrou que, para amenizar o problema, já fez seis indicações ao Executivo, sugerindo a abertura das UBS a partir das 6h.

24/04/2014 - 20:59
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luiz Claudio Farias - MTE 7.859

Ir para o topo