Voltar para a tela anterior.

Guila Sebben destaca inclusão de novo exame de combate ao câncer no SUS

A portaria foi emitida pelo Ministério da Saúde


O anúncio do Ministério da Saúde, que incorporou ao Sistema Único de Saúde (SUS) o exame PET_CT para pacientes da rede pública foi o tema abordado pelo vereador Guila Sebben/PP, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (24/04). Explicou que o exame determina o grau de disseminação de tipos de câncer, no organismo humano. Segundo ele, esse tipo de diagnóstico é buscado para determinar a taxa de crescimento do tumor, a extensão da doença, o tipo de tumor e a sua relação com o hospedeiro.

O progressista informou, ainda, que o PET-CT gera em torno de 1,5 mil imagens simultâneas de todo o corpo do paciente, para reconstruir, em três dimensões, um retrato fiel do organismo, capaz de identificar as menores alterações que possam indicar a existência de um tumor. Conforme Guila, hoje, esse tipo de exame é realizado no Hospital Pompéia de Caxias do Sul, mas atende, apenas, a rede privada. Informou que o custo varia entre R$ 3,5 mil e R$ 4 mil.

A inclusão de Caxias do Sul na segunda etapa de seleção de projetos do Pacto pela Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, e a renovação da frota de veículos da Prefeitura foram outros temas abordados pelo progressista. Elogiou a Prefeitura por renovar a máquina pública, colocando 41 novos veículos em circulação e retirando outros 37 que, segundo o vereador, irão a leilão, nos próximos dias.

24/04/2014 - 20:58
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luiz Claudio Farias - MTE 7.859

Ir para o topo