Voltar para a tela anterior.

Moção pede apoio para o setor produtivo nacional

Vereador Mauro Pereira e mais 10 parlamentares estão preocupados com crise, principalmente no setor de ônibus


O vereador Mauro Pereira/PMDB e mais 10 parlamentares assinaram uma moção que deverá ser votada hoje (16/04) na Câmara Municipal de Caxias do Sul, e que pede apoio à injeção de recursos para ativar o setor produtivo nacional. Uma das principais preocupações diz respeito à crise enfrentada pelas empresas fabricantes de ônibus.

Os parlamentares Kiko Giradi/PT, Edi Carlos/PSB, Edson da Rosa/PMDB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Jaison Brabosa/PDT, Neri, O Carteiro/SDD, Pedro Incerti/PDT, Raimundo Bampi/PSB, Rodrigo Beltrão/PT e Zoraido Silva/PTB também assinam o documento.

Abaixo, as principais considerações da Moção:

1. Recentemente foi realizada uma licitação por meio do Governo Federal para a aquisição de 8 mil ônibus escolares para todo o Brasil, que estavam sendo produzidos a partir do final de fevereiro e março, dentro do programa "Caminho da Escola".

2. O Governo Federal informou que desse montante haverá a aquisição de apenas 2 mil ônibus.

3. A crise instalada nas empresas de ônibus.

4. Em função das manifestações populares do ano passado o setor foi fortemente atacado e as vendas caíram violentamente.

5. No transporte urbano as tarifas foram reduzidas em R$ 0,20 e houve queima, apedrejamento e depredação de ônibus, causando temor no setor.

6. A Fabus (Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus) tem uma solicitação junto à Presidência da República e Ministérios da Educação e Fazenda referente a um pleito de mais 6 mil veículos, que representaria uma verba suplementar de mais R$ 1,3 bilhões.

7. A solicitação se prende ao fato da grande queda no setor em função da redução das tarifas, ônibus depredados e queimados e ainda com a indefinição das licitações para ônibus interestaduais.

8. O mercado de ônibus vem sofrendo impactos negativos e de grandes proporções. Em dezembro de 2013, o mercado caiu 20,3% e em janeiro de 2014 a queda se manteve em 15%.

9. A desoneração da folha de pagamento e com o dólar mais valorizado, as exportações estão se recompondo, mas o volume ainda é muito pequeno para compensar as perdas que estão ocorrendo no mercado interno.

10. A grande importância deste apoio do Governo Federal para a continuidade dos negócios e a manutenção dos empregos no setor.

11. É preciso investir no setor produtivo para gerar emprego e renda, sendo necessário incluir uma politica diferenciada da atual, para avançarmos mais.

12. Se houvesse um volume entre 8 mil e 10 mil ônibus escolares adquiridos, o que representaria 20% do mercado total produzido em um ano, tal atitude evitará demissões.

13. É preciso incentivo para a fabricação de ônibus.

14. As indústrias de ônibus, estando em plena atividade, irão gerar empregos também em empresas fornecedoras como Mercedes-Benz, Agrale, Volkswagen e Iveco, entre outras sistemistas.


 

16/04/2014 - 13:25
Gabinete do vereador Mauro Pereira
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo