Voltar para a tela anterior.

Guila divulga audiência pública sobre o aeroporto regional Hugo Cantergiani

O evento discutirá melhorias e medidas para que o espaço funcione a pleno


A Comissão de Desenvolvimento Econômico do Legislativo caxiense promove, na próxima segunda-feira, às 19h, uma audiência pública sobre o aeroporto regional Hugo Cantergiani. O presidente do grupo, vereador Guila Sebben/PP, divulgou o evento durante a sessão ordinária desta quinta-feira (03/04). Conforme ele, serão discutidas iniciativas para que a estrutura possa atender a região a pleno.

O parlamentar explicou que a responsabilidade pela aviação civil cabe ao governo federal, por meio da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, conduzida pelo ministro Moreira Franco. Disse que, em Caxias do Sul, a União delegou o aeroporto ao governo do Estado. "Essa delegação foi renovada através de um convênio, assinado em julho de 2013, que atribui a gestão do aeroporto ao Estado, pelos próximos 35 anos", esclareceu. O progressista ainda elucidou que o Estado firmou uma parceria com o município, para a administração do espaço.

Segundo Guila, a audiência foi motivada por informações que comprovariam que o aeroporto estaria trazendo prejuízos econômicos à cidade e à Serra. Acusou que a estrutura já não comportaria a demanda da região. Estimou que o futuro aeroporto de cargas e passageiros de Vila Oliva, em fase de planejamento, só será uma realidade daqui a, pelo menos, cinco anos.

Guila destacou que o aeroporto precisa de, no mínimo, seis bombeiros durante 24 horas, mas que conta com dois. Também demonstrou preocupação para com o anúncio de que a empresa Azul Linhas Aéreas deixará de operar dois voos, no local, sob a alegação de inviabilidade financeira.

Depois da manifestação, diversos vereadores apoiaram a realização da audiência. Felipe Gremelmaier/PMDB, Henrique Silva/PCdoB e Mauro Pereira/PMDB elogiaram a iniciativa. Edson da Rosa/PMDB afirmou que o aeroporto precisa de instrumentos específicos, a fim de não prejudicar as operações, em dias de mau tempo. Renato Nunes/PRB pediu que fosse discutida a possibilidade de consulta sobre os voos, em aplicativos para celulares.

Os vereadores Arlindo Bandeira/PP, Raimundo Bampi/PSB, Virgili Costa/PDT e Washington Cerqueira/PDT também se mostraram preocupados com a situação. Para Washington, duas companhias aéreas não são suficientes para atenderem ao porte de Caxias do Sul.

A comissão convidou secretários municipais e estaduais, deputados estaduais e federais para participar do encontro, bem como, sindicatos, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), o 12º Batalhão de Polícia Militar, o 5º Comando Regional de Bombeiros e as empresas Gol e Azul Linhas Aéreas, que operam no local. O administrador do aeroporto, Marcos Borges Fortes Arguelles, também foi convidado.

Além de Guila Sebben, fazem parte da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário os vereadores Henrique Silva/PC do B, Jaison Barbosa/PDT e Raimundo Bampi/PSB.

03/04/2014 - 20:14
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo