Voltar para a tela anterior.

Ex-vereadores cassados em abril de 1964 são homenageados pela Comissão de Direitos Humanos

O ato contou com Luiz Pizzetti e Pedro Vargas, suplentes da ARS, naquela época


Ex-vereadores cassados em 20 de abril de 1964, no âmbito da Câmara Municipal de Caxias do Sul, tiveram um reconhecimento pela contribuição com a democracia, em ato, realizado na tarde desta quinta-feira (03/04), no Espaço Cultural Mário Crosa do Legislativo caxiense. A Comissão de Direitos Humanos, presidida pela vereadora Denise Pessôa/PT, promoveu a entrega de diplomas a Luiz Pizzetti e Pedro Myrtes de Lima Vargas, suplentes da Aliança Republicana Socialista (ARS), naquela época, e a familiares de outros ex-parlamentares da sigla já falecidos. Na referida data, o então titular da ARS, Percy Vargas de Abreu e Lima, e todos os suplentes da legenda foram cassados.

Junto à escultura dos Direitos Humanos, de Bruno Segalla, ex-deputado estadual cassado pela Ditadura Militar brasileira (1964-1985), Pizzetti e Vargas se manifestaram. Pizzetti considerou que, se o regime não tivesse acontecido, hoje, o Brasil estaria mais independente, em termos políticos e econômicos. Lamentou as práticas de tortura contra presos políticos daquele período. Segundo ele, entre outras, seguem pendentes as reformas agrária, bancária, de ensino, urbana.

Vargas trouxe o testemunho de quem ficou mais de 70 dias preso, devido a seis mandados, durante a ditadura. "Tratou-se de humilhação absoluta e injustificada, pois éramos punidos pelo exercício do nosso pensamento", observou.

Durante a sessão ordinária, o vereador Henrique Silva/PC do B destacou a iniciativa da comissão. Enfatizou o valor da plena liberdade democrática, o que não ocorreu naqueles 21 anos. Reiterou o projeto de resolução, de sua autoria, para fazer a devolução simbólica dos mandatos dos ex-vereadores cassados, sem geração de despesas, para a Câmara. Ele recebeu o apoio de Denise e do vereador Virgili Costa/PDT.

Junto com Denise e Henrique, prestigiaram o ato de hoje os vereadores Arlindo Bandeira/PP, Flávio Dias/PTB, Jaison Barbosa/PDT, Kiko Girardi/PT, Mauro Pereira/PMDB, Pedro Incerti/PDT, Raimundo Bampi/PSB, Rodrigo Beltrão/PT, Velocino Uez/PDT.

Além da presidente Denise Pessôa/PT, integram a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança os vereadores Mauro Pereira/PMDB, Neri, O Carteiro/SDD, Renato Nunes/PRB e Rodrigo Beltrão/PT.

 

Confira a lista dos homenageados:

Percy Vargas de Abreu e Lima

Henrique Ordovás Filho

José Antonio Finimundi

Nilo josé Corte

Andradina M.O Gonçalves

Leovegildo Nery de Campos

João da Silva Ramos

Ernesto Bernardi

Luiz Pizzetti

Darcy Gonçalves

Ruy da Silva Britto

Alaor Irani Rocha

Renato Tarciso Viero

Antonio Lisboa da Silva

Enio Fávero

Armin Damian

Clóvis Antonio Sperandio

Pedro Myrtes de Lima Vargas

03/04/2014 - 17:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo