Voltar para a tela anterior.

Renato Nunes critica fechamento de restaurante comunitário

Parlamentar encaminhou pedido de informações ao Executivo


O vereador Renato Nunes/PRB criticou o fechamento do Restaurante Comunitário I, localizado na Rua Os Dezoito do Forte, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (02/04). O espaço serve,  diariamente, refeições a preços populares no valor de R$ 1 o prato.  Segundo Nunes, o poder Executivo justificou o fechamento do local  por apresentar problemas estruturais e porque o proprietário solicitou reajuste do aluguel. "Uma rachadura e infiltrações não nascem de um dia para o outro. Leva tempo e podem ser notadas com muita antecedência. Deixaram o problema acontecer para, depois, correr atrás", lamentou o republicano. 

Nunes afirmou, ainda, que um administrador  público  deveria se antecipar ao problema e tentar uma negociação com o proprietário no sentido de realizar a reforma e  descontar no valor  do aluguel. O parlamentar considera um descaso da prefeitura pelo fato de ser um local que atende especialmente pessoas de baixo poder aquisitivo.  "Caiu por terra o anúncio de que estão governando para os que mais precisam", acusou Nunes. 

O vereador informou que protocolou um pedido de informações solicitando à prefeitura os motivos do fechamento do restaurante. Entre os questionamentos, pede se a prefeitura tinha o conhecimento prévio  dos problemas estruturais  do prédio  do Restaurante  Comunitário I  e do aumento do aluguel. Ele também pergunta se existe algum estudo  ou projeto de ampliação  do atendimento  aos usuários  em outro ponto da cidade, devido à remoção de equipamentos do antigo restaurante. O parlamentar também deseja informações sobre o prédio  do Restaurante Comunitário II, para onde foram remanejados os usuários do  Restaurante Comunitário I.

"Eu quero documentos que comprovem a capacidade máxima de atendimento diário desse restaurante, alvarás de localização, vigilância sanitária e a situação da segurança com um Plano de Prevenção a Incêndios. Deixo aqui meu repúdio contra a medida adotada pela prefeitura", externou. 

O vereador Rodrigo  Beltrão/PT disse estar  preocupado com a situação, já que o restaurante comunitário faz parte dos  serviços essenciais prestados à população. "Nesse sentido, houve um retrocesso, que é a marca desse governo", destacou o petista. 

O vereador Zoraido Silva/PTB reconhece a preocupação do republicano, mas salienta que a prefeitura está atenta e já explicou em nota pública os motivos do fechamento. Ele acrescentou que o deslocamento dos usuários é temporário  e o poder Executivo  está reformando o prédio para conseguir atender toda a demanda da cidade.  Já o líder do governo, Pedro Incerti/PDT, confirmou que a transferência é temporária e, por questões de saúde, não é possível fazer uma reforma, ao mesmo tempo em que são servidos almoços e usuários fazem as refeições.  "O importante é que, naquele  local,  o alimento é  barato e acessível para as pessoas de baixa renda  e vai continuar assim", salientou Incerti.

02/04/2014 - 21:07
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luiz Claudio Farias - MTE 7.859

Ir para o topo