Voltar para a tela anterior.

Kiko Girardi solicita isenção tarifária no transporte público urbano para estomizados

Parlamentar pretende incluir grupo para receber o benefício do passe livre


O vereador Kiko Girardi/PT utilizou a tribuna para relatar um encontro com o secretário do Trânsito, Transportes e Mobilidade, Zulmir Baroni Filho, realizado nesta quarta-feira (02/04), pela manhã.  Na ocasião, o parlamentar solicitou passe livre a pessoas que foram submetidas à colostomia. Esse procedimento viabiliza uma abertura artificial (estoma) no cólon, que é uma parte do intestino grosso. Pode ser temporária ou permanente e faz com que uma parte do intestino fique exposta no abdome. Essa abertura será o local por onde sairão as fezes, que serão armazenadas em uma bolsa coletora (fonte: http://www.enfermagem.ufpr.br). Nesse sentido, estomizado é o paciente que sofreu essa intervenção cirúrgica de intestino.

Na sessão ordinária desta quarta-feira (02/04), Kiko contou que, na reunião com o secretário, esteve acompanhado da presidenta da Associação  Caxiense  de Estomizados, Nilva   Inês.  Durante o encontro, eles entregaram um documento, solicitando que essas pessoas sejam  incluídas e contempladas pelo decreto municipal que trata do passe livre  no serviço público  de transporte coletivo  urbano de passageiros.

Segundo Kiko,  um documento  emitido pela Fundação de Articulação  e Desenvolvimento  de Políticas Públicas  para pessoas  Portadoras  de Deficiências  e de Altas Habilidades  do Rio Grande do Sul já prevê  e garante esse direito. Para o parlamentar, essa é  uma reivindicação  que se justifica  pelo alto grau  de dificuldade e  constrangimento  público  a que se expõem  os portadores de colostomia toda vez que precisam  fazer  uso de ônibus. "A bolsa externa  pode sofrer  rompimentos  ao atravessar a catraca, criando situações  embaraçosas  e discriminatórias, assim como machucar o traumatismo de estoma",  explicou o petista. Disse estar convencido que está cumprindo corretamente o trabalho de parlamentar  e de integrante da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal, ao solicitar tal  benefício.

"O que falta é somente regulamentar esse direito no âmbito municipal. Tenho certeza que o secretário Baroni fará o encaminhamento desde direito aos estomizados", ressaltou Kiko.   O vereador Daniel Guerra/PRB disse que essa é uma questão que afeta diretamente o cidadão. Salientou ser necessário garantir esse direito. "Precisamos,  juntos, buscar uma solução para essas pessoas", defendeu  o republicano.

02/04/2014 - 21:05
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luiz Claudio Farias - MTE 7.859

Ir para o topo