Voltar para a tela anterior.

Neri, O Carteiro defende projeto voltado aos deficientes visuais que usam transporte público

A proposta trata da instalação de equipamento sonoro nos ônibus


Um projeto de lei que dispõe sobre instalação e adequação de equipamento sonoro no transporte coletivo urbano de Caxias foi defendido pelo vereador Neri, O Carteiro/SDD. Na sessão ordinária desta terça-feira (1°/04), o parlamentar destacou que a proposta foi protocolada na metade de 2013 e tem como objetivo passar informações sobre linha,  itinerário e próxima parada. Conforme o vereador, uma das maiores dificuldades dos deficientes visuais é a mobilidade, principalmente relacionada aos ônibus do transporte coletivo urbano.

Neri explicou que o projeto visa à utilização do sistema operacional Multiplex. Esse programa, conforme o parlamentar, já está disponível nos ônibus da frota atual de Caxias do Sul, sendo necessária apenas a instalação de um alto-falante para emitir a informação à parte exterior do veículo, sem custos para a empresa responsável. O vereador reiterou que o sistema emite um aviso por meio do alto-falante, informando qual a próxima parada aos usuários que estiverem no interior do veículo. Do lado de fora, a quem aguarda na parada, são informados a linha e o itinerário do ônibus.

Para ter acesso a tais dados, segundo Neri, o deficiente visual precisará baixar o aplicativo do sistema Multiplex em seu celular. Esse aplicativo deve ser fornecido pela concessionária de transporte coletivo urbano. Quando estiver na parada esperando o transporte, acionará o código da linha que necessita utilizar. Da mesma forma, o motorista será informado pelo sistema que, na próxima parada, tem um deficiente visual à espera do ônibus daquela linha.

01/04/2014 - 21:51
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo