Voltar para a tela anterior.

Henrique Silva relembra os 50 anos do golpe militar

Parlamentar apresentou dados referentes aos anos de chumbo


O vereador  Henrique Silva/PCdoB manifestou-se sobre os 50 anos do golpe militar de 1964, durante a sessão ordinária desta terça-feira (1º/04). De acordo com o comunista, o golpe que eclodiu em 1º de abril de 1964  silenciou três gerações, provocando uma catástrofe aos direitos humanos e à cidadania do povo brasileiro. O parlamentar apresentou os números da ditadura, que perdurou por 21 anos no Brasil.

Segundo dados apresentados por Silva, 500 mil cidadãos forma investigados pelos órgãos de segurança, 200 mil detidos por subversão, 50 mil presos entre março e agosto de 1964, 11 mil acusados nos inquéritos das auditorias militares, 10 mil torturados nos porões do Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI);  10 mil brasileiros exilados, 4.862 mandatos cassados, com suspensão dos direitos políticos de presidentes a governadores, de senadores a deputados federais e estaduais, de prefeitos a vereadores; e 245 estudantes expulsos de universidades pelo decreto 477, que proibia a associação e a manifestação.

Na época, o Congresso Nacional foi fechado por três vezes. Sete assembleias estaduais foram colocadas em recesso, além da censura prévia à imprensa, à cultura e às artes, e de 400 pessoas mortas pela repressão, sendo 114 deles desaparecidas até hoje.

O vereador destacou, ainda, o projeto de resolução 11/2013, de sua autoria. O texto defende o resgate do mandato dos parlamentares caxienses cassados pelo regime. A ideia é declarar a nulidade da resolução adotada pela Câmara de Vereadores  de Caxias do Sul, que extinguiu  18 mandatos,  na sessão ordinária da 5ª Legislatura, de 20 de abril de 1964. "É preciso reparar a história política de Caxias do Sul. Os parlamentares cassados foram personalidades marcantes de nossa sociedade", considerou o comunista.

Em apoio à proposta, a vereadora Denise Pessôa/PT  disse que a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança vai promover, nesta quinta-feira (03/04), às 15h, uma homenagem para os familiares do vereador e dos suplentes caxienses que tiveram o mandato cassado em 1964. Já o parlamentar Rafael Bueno/PCdoB mencionou que a mídia teve boa parcela de culpa pelos acontecimentos gerenciados pelos militares.

01/04/2014 - 21:42
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luiz Claudio Farias - MTE 7.859

Ir para o topo