Voltar para a tela anterior.

Discutido projeto para criar o Dia Municipal de Combate ao Racismo

Se virar lei, a data será comemorada a cada 14 de novembro


O projeto de lei, para criar o Dia Municipal de Combate ao Racismo, passou por primeira discussão, na sessão ordinária desta terça-feira (18/03). De autoria do vereador Renato Nunes/PRB, a matéria prevê que a data seja comemorada a cada 14 de novembro. A proposta deverá voltar ao plenário, para segunda discussão e votação.

O autor considerou que o fim de atitudes preconceituosas só é possível quando se desfaz a ideia de raça. Conforme o republicano, as raças foram nomeadas com base em conhecimentos falsos, para atribuir poderes a alguns grupos. Alertou que a raça das pessoas é a humana. "Aceitar a nossa mistura e entender a diversidade, com base na miscigenação e não pela segregação, é algo crucial para a desconstrução do pensamento racista", frisou Nunes.

Segundo a proposta, se ela virar lei, a Prefeitura, o Conselho Municipal da Comunidade Negra, a Coordenadoria da Igualdade Racial e outras entidades promoverão seminários, palestras, debates, sessões públicas, bem como, a elaboração de cartilhas de orientação aos pais, alunos, professores e comunidade geral, procurando, assim, diminuir a incidência de racismo. Os vereadores Daniel Guerra/PRB, Denise Pessôa/PT, Edson da Rosa/PMDB, Mauro Pereira/PMDB e Rafael Bueno/PC do B parabenizaram o parlamentar pela iniciativa. Eles concordam que situações de racismo precisam acabar.

18/03/2014 - 18:59
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo