Voltar para a tela anterior.

Discutido projeto para criar o Dia Municipal do Líder Comunitário

Se virar lei, a data será comemorada a cada 19 de maio


O projeto de lei, para criar o Dia Municipal do Líder Comunitário, passou por primeira discussão, na sessão ordinária desta quinta-feira (13/03). O vereador Jaison Barbosa/PDT, autor da matéria, também propôs emenda supressiva para a retirada do artigo que incluiria a data no calendário oficial de eventos do município. A matéria retornará à pauta, para segunda e discussão e votação. Caso aprovada, os líderes comunitários serão comemorados no dia 19 de maio de cada ano.

Jaison afirmou que o movimento comunitário nasceu no Brasil, pela necessidade de enfrentar problemas da população mais empobrecida. O documento menciona que a cidadania organizada pôde compreender e identificar melhor as raízes das mazelas sociais, discutindo questões como saúde, emprego, educação, moradia, junto ao cenário político. A iniciativa recebeu o apoio do vereador Renato Nunes/PRB.

A matéria esclarece que o movimento comunitário começou em São Paulo, em meados da década de 1940, por meio da criação das primeiras associações de bairros. Conforme o texto, em 1946, a ideia chegou ao Rio Grande do Sul e, em 1963, a Caxias do Sul. A Federação das Associações dos Amigos dos Bairros de Caxias do Sul foi, de acordo com o projeto, o embrião da atual União das Associações de Moradores de Bairros de Caxias do Sul (UAB), entidade que, hoje, congrega 227 associações. A data escolhida é uma homenagem à UAB, que completou 50 anos no dia 19 de maio de 2013.

13/03/2014 - 20:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo