Voltar para a tela anterior.

Vereadores apoiam reivindicação dos dentistas do município

Categoria solicita isonomia salarial em relação à classe dos médicos


Os parlamentares se manifestaram favoráveis à reivindicação dos odontólogos que, na sessão ordinária desta quinta-feira (13/03), reivindicaram isonomia salarial em relação aos médicos do município. O vereador Rodrigo Beltrão/PT disse que a atitude desses profissionais fomenta outras lutas de classe. Conforme o parlamentar, os dentistas que atuam na rede municipal de saúde apresentam uma pauta que não é contra o governo, mas a favor da saúde.

 

O vereador Daniel Guerra/PRB elogiou a forma correta da secretária Dilma Tessari em encarar os desafios que existem na área. Disse que a saúde no município não é das melhores, mas salienta que, de forma coletiva, é possível encontrar soluções e avançar nesse sentido. 

Beltrão entende que o Legislativo deve também apoiar outras pautas ligadas a saúde. Ele citou como exemplo a melhoria no atendimento à população e a aquisição de equipamentos. "Se não valorizarmos esses profissionais, todo discurso que trata de saúde nesta Casa vai por água abaixo", salientou o petista.

A vereadora Denise Pessôa/PT informou que a classe já vem se manifestando de várias formas. Lembrou que os odontólogos têm uma campanha que distribuiu escovas de dente e incentiva a saúde bucal. Na opinião da parlamentar, a partir dessas mobilizações e da parceria com o Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv), a classe conseguirá avançar em suas reivindicações. Disse que é justo o pedido, que deve entrar na pauta dos servidores a isonomia salarial dos dentistas com a classe dos médicos. A vereadora também parabenizou os odontólogos por cumprirem o horário de trabalho de forma correta nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Mauro Pereira/PMDB acredita que, com o apoio do Sindiserv, o poder Executivo vai conceder a igualdade salarial aos dentistas. Já o vereador Henrique Silva/PCdoB elogiou as palavras da representante da categoria, Luciana Corsetti Slaviero, afirmando que ela sintetizou a negociação que ocorre junto ao Executivo. O parlamentar recordou que, em 2013, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) da Câmara recebeu representantes dos dentistas para tratar do tema. Afirmou que, na época, tentou intervir junto à prefeitura para que pudesse absorver a reivindicação da classe. Segundo o comunista, a categoria não foi atendida porque não estava representada pelo sindicato. Diante disso, Henrique informou que, imediatamente, a CSMA procurou a direção do Sindiserv para que o órgão acolhesse a reivindicação dos dentistas. "Agora, em 2014, vamos trilhar um caminho para dar a condição de igualdade aos dentistas. Está nas mãos da direção do sindicato uma proposta para ser transformada em projeto e ir à votação nesta Casa este ano", frisou Silva.

A visita da secretária municipal de Saúde, Dilma Tessari, em uma reunião da CSMA da Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira, foi outra questão abordada por Henrique Silva. Segundo o vereador, ela apresentou números e dados referentes à gestão da pasta em 2013 e em 2014. "Por meio desses números, ela apresentou questões importantes para buscar soluções a situações crônicas ligadas à saúde e tratadas nesta Casa", afirmou Silva.

Conforme o parlamentar, além de trazer sugestões para reduzir as filas de espera por atendimento médico, Dilma alertou que alguns municípios já têm condições de assumir compromissos que hoje foram absorvidos por Caxias do Sul. "Nosso município recebe pacientes de 49 cidades da região. Se não dividirmos com outros a questão estrutural da saúde, não daremos conta da demanda nem hoje, nem nunca", alertou Silva.

13/03/2014 - 20:42
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luiz Claudio Farias - MTE 7.859

Ir para o topo