Voltar para a tela anterior.

Jaison Barbosa lembra os 50 anos de comício de Jango na Central do Brasil

Na ocasião, conforme relata o parlamentar, o então presidente João Goulart afrontou as classes conservadoras


O vereador Jaison Barbosa/PDT lembrou, nesta quinta-feira (13/03), os 50 anos do discurso do então presidente da República João Goulart, durante o comício de março de 1964, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Durante a sessão ordinária, o parlamentar destacou que mais de 200 mil pessoas estiveram reunidas para ouvir as palavras de João Goulart, mais conhecido por Jango, e do governador do Rio Grande do Sul à época, Leonel Brizola.

"Infelizmente, as faixas que exigiam a reforma agrária e as bandeiras vermelhas que pediam a legalização do Partido Comunista foram consideradas uma afronta aos meios conservadores", frisou o vereador pedetista. Conforme Jaison, naquele período, foram apresentadas as reformas de base e Jango assinou dois decretos. Um deles, de forma simbólica, consistia na desapropriação das refinarias de petróleo que ainda não estavam nas mãos da Petrobras. O outro decreto declarava sujeitas à desapropriação propriedades subutilizadas.

Segundo Jaison, à época, "a mídia atuava ostensivamente como parte interessada no assalto ao poder que interrompeu um governo democrático, instaurou uma ditadura, suspendeu as liberdades e garantias individuais, sufocou o debate das reformas estruturais requeridas para o desenvolvimento".

De acordo com o vereador, uma pesquisa apontou que 69% dos entrevistados avaliaram como ótimo o governo Jango e quase 50% cogitavam votar no gaúcho, caso ele se candidatasse à reeleição de 1965. "É merecido buscarmos a história para lembrar de lideranças do Rio Grande do Sul, como Jango e Leonel Brizola. Além de terem na veia o sangue gaúcho, foram líderes políticos que implementaram reformas que vão ao encontro dos anseios populares", declarou Jaison.

13/03/2014 - 20:40
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luiz Claudio Farias - MTE 7.859

Ir para o topo