Voltar para a tela anterior.

Jaison Barbosa elogia campanha de prevenção contra o câncer de mama do IPAM

O vereador sugere que o órgão contrate empresa que garanta acessibilidade aos segurados


A campanha de prevenção contra o câncer de mama, a ser promovida pelo Instituto de Previdência e Assistência Municipal (IPAM), foi o tema abordado pelo vereador Jaison Barbosa/PDT, na sessão ordinária desta quarta-feira (12/02). O parlamentar referiu moção de contrariedade à restrição de verbas a municípios, para mamografia a mulheres de 50 a 69 anos.

A campanha do IPAM deverá iniciar no próximo dia 2 de maio. Ela é destinada às seguradas e dependentes. A mamografia é oferecida todo ano, de forma gratuita, no período da campanha. Segundo Jaison, para desenvolver a iniciativa, o IPAM deverá contratar, através de licitação, empresa especializada para a realização dos testes solicitados pelas beneficiadas.  Afirmou que vem recebendo reclamações por parte das seguradas, no que se refere à dificuldade de acesso aos locais dos exames.

Nesse sentido, o parlamentar sugeriu que o direito à acessibilidade fosse incluído entre as exigências para a empresa vencedora da licitação. "Nos últimos anos, algumas servidoras e amigas reclamaram que as empresas licitadas não têm acesso compatível para atender pessoas com deficiência física e idosos", argumentou.

A vereadora Denise Pessôa/PT disse que acessibilidade é essencial quando se  trata de saúde. "Não garantir acessibilidade é um retrocesso. Quando a Prefeitura cobra das empresas essa questão, é legítimo que ela faça o mesmo com os seus serviços", defendeu a petista. Ela também se declarou a favor de critérios específicos e pré-estabelecidos nas licitações públicas, para garantir a acessibilidade aos usuários.

Um encontro com o diretor-presidente da Rio Grande Energia (RGE), Ricardo Siufi, foi  outro tema abordado pelo vereador Jaison. Ele contou que esteve reunido com o dirigente, na manhã de hoje, para entregar projeto de sua autoria, que prevê a mudança do cabeamento, na cidade de Caxias do Sul, do atual sistema aéreo para subterrâneo.

Jaison destacou que pretende realizar, nas próximas semanas, uma audiência pública sobre o assunto. Informou que o futuro encontro deverá contar com o executivo de conta da RGE, Giovani da Silva, e empresas de telefonia que também utilizem o cabeamento aéreo do município. 

12/03/2014 - 20:46
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luiz Claudio Farias - MTE 7.859

Ir para o topo