Voltar para a tela anterior.

Painel da Comissão de Direitos Humanos pede igualdade entre mulheres e homens

Conduzido por Denise Pessôa, o bate-papo contou com a ex-vereadora Silvana Piroli


A busca por igualdade entre os gêneros masculino e feminino foi a tônica do painel da Comissão de Direitos Humanos do Legislativo caxiense, realizado na tarde deste sábado (08/03), Dia Internacional da Mulher. A atividade aconteceu no estande da Câmara Municipal de Caxias do Sul, no centro de eventos da Festa da Uva, e reuniu diversas representantes da vida pública local, como a ex-vereadora Silvana Piroli (1997-2000). A presidente da comissão, vereadora Denise Pessôa, única mulher da atual legislatura (2013-2016), conduziu os trabalhos.

Além de Silvana, o bate-papo contou com Márcia Rosa, presidente do Conselho da Empresária da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Paula Grassi, militante da Marcha Mundial das Mulheres, e Rosilene Pozza, repórter do jornal Pioneiro. Cada uma delas trouxe um pouco da própria experiência, no exercício de suas funções.

Entre os pontos abordados, esteve a predominância de rótulos característicos de um espaço público masculinizado, nos termos de Paula. Denise atribuiu a um resquício patriarcal as dificuldades de inserção da mulher, na política. Ela questionou: "Ao trabalho diário, são agregadas tarefas domésticas. Então, em meio a duplas ou triplas jornadas, onde fica o espaço para campanhas políticas ou dedicação a cargos públicos?".

Também ex-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv) e da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação da Câmara, a ex-vereadora Silvana acenou que uma reforma política poderia melhorar o cenário atual. Sugeriu a substituição do financiamento privado de campanha pelo público e a implantação do voto em lista fechada, com nomes de homens e mulheres, na mesma quantidade. "Durante o meu mandato, tinha filhos pequenos. Hoje, como presidente municipal do PT, continuo tendo o apoio deles e do meu marido", acrescentou.

A partir da plateia do painel, a deputada estadual Marisa Formolo comentou que a política precisa caminhar para o sentido de promover mais direitos. Para ela, trata-se de potencializar o papel da mulher, também, como agente de transformação social.

Após os debates, as integrantes da mesa do painel participaram do programa Câmara em Pauta, da TV Câmara Caxias (canal 16 da NET), apresentado pelo jornalista Fábio Rausch.

O presidente da Câmara, vereador Gustavo Toigo, e os vereadores Edson da Rosa, Mauro Pereira e Rafael Bueno, além das soberanas da Festa da Uva (rainha Giovana Crosa e princesas Gabrielle Debastiani e Karina Furlin), prestigiaram a reunião de hoje.

Além da presidente Denise Pessôa, integram a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança os vereadores Mauro Pereira, Neri, O Carteiro, Renato Nunes e Rodrigo Beltrão.

08/03/2014 - 21:49
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo