Voltar para a tela anterior.

Comissão Pró-Universidade Pública promove competição com alunos do Ensino Médio

Atividade ocorreu no estande da Câmara Municipal, nos Pavilhões da Festa da Uva


Uma competição de conhecimento entre alunos do Ensino Médio movimentou o estande da Câmara Municipal, nos Pavilhões da Festa da Uva, durante a tarde desta quinta-feira (06/03). A atividade foi realizada pela Comissão Pró-Universidade Pública Federal em Caxias do Sul, presidida pelo vereador Rafael Bueno/PCdoB.

   De acordo com o parlamentar, a disputa é uma forma de interagir com os jovens e convidá-los ao engajamento pela vinda de uma extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) à cidade. A dupla dos estudantes Giovana Erlo e Lucas Boss, da Escola Estadual Galópolis, venceu a competição.

Bueno explicou aos estudantes sobre o comprometimento da comissão com a vinda da UFRGS para Caxias do Sul. Conforme o parlamentar, a direção da Universidade deverá decidir ainda neste ano em qual cidade fixará uma de suas unidades. O presidente do Legislativo caxiense, vereador Gustavo Toigo, também conversou com os alunos. Ele os convidou para visitar a Câmara e participar das sessões ordinárias, que ocorrem de terça a quinta-feira, a partir das 15h45min. O vereador Edson da Rosa/PMDB também fez questão de cumprimentar e bater um papo com os estudantes.

Os vencedores foram premiados com um exemplar da obra Palavra e Poder: 120 anos do Poder Legislativo em Caxias do Sul e com um kit das leituras obrigatórias para o vestibular da UFRGS, doado pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Caxias do Sul (DCE-UCS). Para Giovana, mais do que ganhar prêmios, é importante a mobilização para que a UFRGS venha para a cidade. Lucas, da mesma forma, considerou interessante conhecer mais sobre o trabalho da comissão. Ambos têm 16 anos, cursam o 2º ano do Ensino Médio e pretendem ingressar em uma universidade federal. A professora Ligia Regina Souza, que é diretora do colégio, acompanhou os estudantes.

A competição contou com a participação de cinco duplas, com representantes dos colégios estaduais Alexandre Zattera, Cristovão de Mendoza, Galópolis, Santa Catarina e Escola Estadual Técnica Caxias do Sul (EETCS). Os jovens responderam a três rodadas de perguntas sobre conhecimentos gerais, com 10 questões cada.

Além do vereador Rafael Bueno, integram a Comissão Pró-Universidade Pública Federal em Caxias do Sul os parlamentares Arlindo Bandeira/PP, Daniel Guerra/PRB, Denise Pessôa/PT, Edson da Rosa/PMDB, Flávio Dias/PTB, Neri, O Carteiro/SDD, Pedro Justino Incerti/PDT e Raimundo Bampi/PSB.


06/03/2014 - 18:43
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo