Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense homenageia familiares de idealizadores do Monumento Nacional ao Imigrante

Eles receberam diplomas pelo feito que completou 60 anos neste 28 de fevereiro


Familiares de idealizadores do Monumento Nacional ao Imigrante foram homenageados em ato solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizado na tarde desta sexta-feira (28/02), no estande da Casa, no centro de eventos da Festa da Uva. Eles receberam 12 diplomas em reconhecimento ao feito. Há 60 anos, o ex-presidente da República Getúlio Vargas inaugurava a obra. O presidente do Legislativo caxiense, vereador Gustavo Toigo, entregou a honraria a Antonia Caringi, filha de Antonio Caringi, escultor que executou a arte final do monumento. Na manhã de hoje, a Câmara e a Prefeitura já haviam fixado placas honrosas junto ao Imigrante.

De acordo com o presidente da Câmara, em 28 de fevereiro de 1954, a partir de Caxias do Sul, Getúlio fez jus ao empenho de todos os imigrantes que se radicaram no país. Destacou que, em 1º de janeiro de 1949, Luiz Compagnoni tinha dado início às atividades da comissão que levaria adiante o projeto do monumento.

Toigo salientou que a ideia do Imigrante ganhou mais força a partir da retomada da Festa da Uva, em 1950, após 11 anos de intervalo, devido, sobretudo, à 2ª Guerra Mundial (1939-1945). "Era um período de resgate da língua e dos hábitos culturais de cada etnia que escolheu Caxias para fixar raiz, viver e prosperar. A partir do monumento, com o casal Luiz e Enrica Zanotti, sendo que esta segurava uma criança no colo, todos os imigrantes puderam ser reconhecidos como cidadãos brasileiros", enalteceu. Em seguida, Antonia Caringi fez um breve agradecimento em nome dos homenageados.

O prefeito municipal de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, como fizera pela manhã, chamou de visionário o ex-presidente Getúlio, ao apoiar a construção do monumento, na cidade. "Há 60 anos, ele foi capaz de perceber que a figura do imigrante, em Caxias, além do italiano, abrangeria todas as nacionalidades", enfatizou.

Diversos vereadores prestigiaram o ato desta tarde, como Arlindo Bandeira, Edi Carlos, Edson da Rosa, Felipe Gremelmaier, Flávio Cassina, Flávio Dias, Guila Sebben, Henrique Silva, Jó Arse, Kiko Girardi, Mauro Pereira, Raimundo Bampi, além do diretor-geral da Casa, Normelio Zanotto. Também participaram da homenagem as soberanas da Festa da Uva 2014, a rainha Giovana Crosa e as pricesas Gabrielle Debastiani e Karina Furlin.

Conheça um pouco mais sobre cada um dos homenageados, pela idealização do Monumento Nacional ao Imigrante:

Abrelino Vicente Vazatta: Foi reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), encarregado pela comissão que planejou a construção do Monumento Nacional ao Imigrante, de realizar a doação do bem ao município de Caxias do Sul, em 21 de junho de 1985.

Américo Garbin: Foi vice-presidente da comissão que planejou a construção do Monumento Nacional ao Imigrante.

Antonio Caringi: O Monumento Nacional ao Imigrante está entre as principais obras do escultor pelotense. É autor da Estátua do Laçador, símbolo oficial de Porto Alegre, cuja inauguração aconteceu em 1958. Também, na Capital, assina o Monumento ao Expedicionário, de 1951. Iniciou sua carreira internacional em 1928. Atuou na Academia de Belas Artes de Munique, na Alemanha.

Casal Luiz e Enrica Zanotti: Casal de imigrantes que serviu de inspiração para o Monumento Nacional ao Imigrante.

Euclides Triches: Foi governador do Estado do Rio Grande do Sul (1971-1975), prefeito de Caxias do Sul (1951-1954). Participou do desenvolvimento do Monumento Nacional ao Imigrante.

Humberto Bassanesi: Foi secretário da comissão que planejou a construção do Monumento Nacional ao Imigrante. Presidiu a Câmara Municipal de Caxias do Sul, em 1956. Como presidente da Festa da Uva, em 1975, contribuiu com o processo de transferência da sede do evento, da Rua Alfredo Chaves para o parque, nos altos do Seminário Aparecida, onde se constituíram os novos pavilhões. À época, comemorava-se o centenário da imigração italiana, em Caxias do Sul e na região Nordeste do Estado.

José Zambon: Foi mestre e pedreiro nas obras do Monumento Nacional ao Imigrante.

Julio Ungaretti: Presidiu a Festa da Uva em 1950 e participou do desenvolvimento do Monumento Nacional ao Imigrante.

Luciano Corsetti: Foi prefeito de Caxias do Sul (1947-1951) e participou do desenvolvimento do Monumento Nacional ao Imigrante.

Luiz Compagnoni: Presidiu a comissão que planejou a construção do Monumento Nacional ao Imigrante, foi deputado federal e estadual e dirigente-fundador do jornal Pioneiro. Filho dos imigrantes italianos Lucio e Isabel Pasinato, Compagnoni nasceu em São Marcos. Era formado em Direito. Casou-se com Mercedes Pitta Pinheiro, com quem teve cinco filhos: Beatriz, Suzana, Luiz, Marco Antonio e Elizabeth.

Silvio Toigo: As principais obras do arquiteto italiano, em Caxias do Sul, são o edifício-sede da Metalúrgica Abramo Eberle, o prédio do Clube Juvenil, o Clube Recreio da Juventude, o Cinema Guarany, o prédio das Lojas Magnabosco. Também construiu a Vinícola Peterlongo, em Garibaldi. Participou do desenvolvimento do Monumento Nacional ao Imigrante.

Tito Bettini: Coordenou o trabalho de fundição do Monumento Nacional ao Imigrante. Também realizou a fundição do busto de Duque de Caxias, para o monumento localizado na praça central, e o de Getúlio Vargas, na Avenida Júlio de Castilhos.

28/02/2014 - 20:29
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo