Voltar para a tela anterior.

Henrique Silva elogia participação do Sindicato dos Rodoviários na tribuna livre da Câmara

Parlamentar comentou sobre projetos que apresentou na Casa e beneficiam a categoria


O vereador Henrique Silva/PC do B elogiou a participação do presidente do Sindicato de Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Caxias do Sul, Tacimer Kulmann da Silva, na tribuna livre desta quinta-feira (27/02). O espaço cedido pela Câmara Municipal foi utilizado pelo dirigente, por 10 minutos, durante a sessão ordinária.  

De acordo com o parlamentar, a presença da entidade reforça um projeto de lei de sua autoria que visa utilizar operador de sistema (cobrador) em ônibus leves do tipo midibus. Hoje, no transporte coletivo urbano de Caxias do Sul, esse modelo transita sem a necessidade do operador de sistema.  Conforme Henrique, uma lei municipal de 1999 permitiria esse tipo de veículo desde que o posto de trabalho do cobrador seja mantido. 

Silva defende que a função de motorista não pode ser confundida com a de cobrador. "Não é papel do motorista exercer dupla função. Se essa lei for aprovada nesta Casa, garante a volta do cobrador ao midibus. Tenho certeza que os senhores podem fazer essa correção", declarou.

O parlamentar também comentou sobre a apresentação de um substitutivo ao projeto de lei  119, assinado pelo vereador Arlindo Bandeira/PP e que  dispõe sobre os critérios para entrega e recolhimento de valores realizados por carros blindados ou com escolta armada. O parlamentar do PCdoB propõe que a entrega e o recolhimento de valores por esse tipo de transporte seja realizado entre 5h e 7h e entre 20h e 22h. Diante da proposição de Silva, Bandeira ressaltou que seu projeto está aberto a adaptações.

Dando sequência à sua manifestação, Henrique Silva disse que as pessoas já vivem situações de extrema violência, e a atividade de transporte de valores se desenvolve em meio à insegurança. "Presenciamos, diariamente, veículos de transporte de valores  em frente às agências bancárias e em meio à população. São momentos tensos e os cidadãos torcem para que não ocorra uma situação de conflito", percebe o vereador. Segundo Silva, a cena com homens fortemente armados próximos a carro forte já se tornou corriqueira e que a falta de maior segurança pode transformar a população em escudo humano.

Ao final de seu espaço no grande expediente, o parlamentar comentou sobre um projeto de lei que determina que as antenas de transmissão e recepção sejam instaladas a uma distância mínima de 30 metros do ponto de ocupação humana. Conforme Silva, a emissão de ondas de radiofrequência  em níveis elevados colocariam em risco pessoas que vivem, trabalham ou estudam nas proximidades de torres de telefonia celular. O parlamentar acrescentou que, de acordo com avaliações médicas, ondas de radiofrequência podem provocar  vários tipos de tumor. Esse é um dos motivos que levaram o vereador a apresentar a proposição.

Silva frisou que as três matérias citadas foram elaboradas pensando em melhorias aos moradores caxienses. "São três projetos que vêm ao encontro dos anseios da comunidade. Foram pensados e constituídos para melhorar a qualidade de vida da nossa população", justificou o vereador.

27/02/2014 - 21:40
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luiz Claudio Farias - MTE 7.859

Ir para o topo