Voltar para a tela anterior.

Conheça os 10 homenageados nos 60 anos do Monumento Nacional ao Imigrante

Nesta sexta-feira, o Legislativo caxiense descerrará placa e condecorará os familiares


Os 60 anos do Monumento Nacional ao Imigrante, que serão completados nesta sexta-feira (28/02), provocarão uma série de ações especiais da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Às 10h, junto ao Imigrante, ocorrerá o descerramento de uma placa alusiva ao marco histórico. Em seguida, às 16h, no estande do Legislativo caxiense, no mezanino do centro de eventos dos pavilhões da Festa da Uva, serão homenageados os familiares dos dez cidadãos que ajudaram a idealizar e construir o monumento. Conheça um pouco mais sobre cada um deles:

Luiz Compagnoni: Presidiu a comissão que planejou a construção do Monumento Nacional ao Imigrante, foi deputado federal e estadual e dirigente-fundador do jornal Pioneiro. Filho dos imigrantes italianos Lucio e Isabel Pasinato, Compagnoni nasceu em São Marcos. Era formado em Direito. Casou-se com Mercedes Pitta Pinheiro, com quem teve cinco filhos: Beatriz, Suzana, Luiz, Marco Antonio e Elizabeth.

Julio Ungaretti: Presidiu a Festa da Uva em 1950 e participou do desenvolvimento do Monumento Nacional ao Imigrante.

Humberto Bassanesi: Foi secretário da comissão que planejou a construção do Monumento Nacional ao Imigrante. Em 1975, como presidente da Festa da Uva, contribuiu com o processo de transferência da sede do evento, da Rua Alfredo Chaves para o parque, nos altos do Seminário Aparecida, onde se constituíram os novos pavilhões. À época, comemorava-se o centenário da imigração italiana, em Caxias do Sul e na região Nordeste do Estado.

Antonio Caringi: O Monumento Nacional ao Imigrante está entre as principais obras do escultor pelotense. É autor da Estátua do Laçador, símbolo oficial de Porto Alegre, cuja inauguração aconteceu em 1958. Também, na Capital, assina o Monumento ao Expedicionário, de 1951. Iniciou sua carreira internacional em 1928. Atuou na Academia de Belas Artes de Munique, na Alemanha.

Silvio Toigo: As principais obras do arquiteto italiano, em Caxias do Sul, são o edifício-sede da Metalúrgica Abramo Eberle, o prédio do Clube Juvenil, o Clube Recreio da Juventude, o Cinema Guarany, o prédio das Lojas Magnabosco. Também construiu a Vinícola Peterlongo, em Garibaldi. Participou do desenvolvimento do Monumento Nacional ao Imigrante.

José Zambon: Foi mestre e pedreiro nas obras do Monumento Nacional ao Imigrante.

Tito Bettini: Coordenou o trabalho de fundição do Monumento Nacional ao Imigrante. Também realizou a fundição do busto de Duque de Caxias, para o monumento localizado na praça central, e o de Getúlio Vargas, na Avenida Júlio de Castilhos.

Luciano Corsetti: Foi prefeito de Caxias do Sul (1947-1951) e participou do desenvolvimento do Monumento Nacional ao Imigrante.

Euclides Triches: Foi governador do Estado do Rio Grande do Sul (1971-1975), prefeito de Caxias do Sul (1951-1954). Participou do desenvolvimento do Monumento Nacional ao Imigrante.

Casal Luiz e Enrica Zanotti: Casal de imigrantes que serviu de inspiração para o Monumento Nacional ao Imigrante.

25/02/2014 - 16:58
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo