Voltar para a tela anterior.

Comissão de Direitos Humanos inicia ações para a 1ª Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio

A realização de uma etapa, em Caxias do Sul, ainda depende do aval do prefeito do município


As ações para inserir Caxias do Sul, na 1ª Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio, tiveram início nesta sexta-feira (14/02), durante oficina preparatória, realizada no anfiteatro da Câmara Municipal. A presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança do Legislativo caxiense, vereadora Denise Pessôa/PT, coordenou as atividades. Aquele evento ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de maio, em São Paulo, sob a organização do Ministério da Justiça.

De acordo com Denise, uma etapa prévia daquela conferência, no município, ainda depende do aval do prefeito Alceu Barbosa Velho. A parlamentar explicou que, na reunião de hoje, com a participação da presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Marlês Andreazza, ficou definida uma comissão organizadora. Além da Câmara Municipal e da Prefeitura, fazem parte do grupo a Universidade de Caxias do Sul (UCS), o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), o Conselho Municipal da Comunidade Negra (Comune), a Associação dos Senegaleses de Caxias do Sul, o Centro de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos.

A petista comentou que, no próximo dia 23 de fevereiro, no Bairro Desvio Rizzo (o local ainda será confirmado), deverá acontecer conferência livre sobre a migração e o refúgio de senegaleses. Conforme Denise, nos próximos dias, serão procurados representantes de imigrantes haitianos radicados no município, a fim de que eles também participem dos trabalhos.

A coordenadora do Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça, Jana Macedo, e a consultora da Organização Internacional para as Migrações, Ofélia Ferreira, passaram detalhes aos representantes de entidades locais. Segundo Jana, até 31 de março, estados e municípios interessados precisarão concluir suas propostas, para a etapa nacional. "A expectativa é de que, ao término da conferência, consigamos reunir subsídios suficientes para construir uma política nacional sobre migração e refúgio", observou Jana.

Além da presidente Denise, integram a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança os vereadores Mauro Pereira/PMDB, Neri, O Carteiro/SDD, Renato Nunes/PRB e Rodrigo Beltrão/PT.

14/02/2014 - 17:16
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo