Voltar para a tela anterior.

Raimundo Bampi comenta sobre o Ano Internacional da Agricultura Familiar

O parlamentar enfatizou que 70% dos alimentos do Brasil são produzidos dessa forma


O Ano Internacional da Agricultura Familiar ganhou destaque no pronunciamento do vereador Raimundo Bampi/PSB. Na sessão ordinária desta quinta-feira (13/02), o parlamentar informou que a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu 2014 como o ano para trabalhar o tema. Ponderou que o objetivo consiste em sensibilizar entidades e governos.

Bampi esclareceu que agricultor familiar é o produtor que pratica suas atividades em área de até quatro módulos fiscais, utilizando, predominantemente, mão de obra da própria família. Questionado pelo petebista Flávio Cassina, Bampi explicou que um módulo fiscal equivale a 12 hectares, em Caxias do Sul. Ele salientou que esse índice varia a cada município, de acordo com a principal fonte de renda de cada região.

De acordo com Bampi, 70% dos alimentos consumidos no Brasil provêm desse tipo de cultivo. Por outro lado, lamentou que o retorno financeiro ao agricultor familiar tem diminuído diariamente. Apontou que os problemas abrangem infraestrutura e segurança no meio rural.

O vereador Edson da Rosa/PMDB questionou sobre a logística, para a entrega de alimentos da agricultura familiar, às escolas do município. Bampi ressaltou que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) destina verbas às cidades, para que comprem os alimentos. Entretanto, segundo o socialista, pelo menos, 30% dos recursos devem ser gastos com produtos da agricultura familiar local.

Segundo Bampi, Caxias do Sul conta com uma cooperativa, formada por meio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com mais de 100 agricultores que entregam alimentos às escolas. Ele informou que, ano passado, mais de R$ 2 milhões, em alimentos, foram destinados a colégios estaduais e municipais.

Ao término do seu pronunciamento, Bampi convidou a comunidade para a festa de abertura da colheita da uva, no próximo domingo, em São Luiz da 3ª Légua. Disse que haverá missa às 10h30min, solenidade de abertura, às 11h30min, seguida por almoço.

13/02/2014 - 19:57
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo