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Serviço de telefonia volta a receber críticas do vereador Arlindo Bandeira

O progressista reclama que operadoras não cumprem acordo


O parlamentar Arlindo Bandeira/PP voltou a ocupar a tribuna para falar sobre telefonia. Na sessão ordinária desta terça-feira (11/02), o progressista lembrou que as empresas de telefonia divulgaram que, no período de 1º a 20 de fevereiro, clientes da Claro, Vivo, Tim e Oi poderiam registrar reclamações e resolver pendências relativas à cobrança indevida diretamente nas lojas autorizadas, em Caxias do Sul. A medida está prevista no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre operadoras e Ministério Publico Federal e Estadual.

De acordo com Bandeira, até então só era possível oficializar ou solucionar queixas por meio de centrais telefônicas. O progressista disse que a decisão faz parte de um acordo estabelecido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Pelo acordo, ficou estipulado que as empresas deveriam apresentar estrutura diferenciada para receber o público e dispor de atendente para ouvir as queixas. Também teriam cinco dias para resolver os questionamentos e reclamações dos usuários. No entanto, segundo relatos de cidadãos remetidos na seção de cartas do Jornal Pioneiro, algumas demandas não foram atendidas.

Diante dessa informação e com uma série de documentos em mãos, o parlamentar procurou as empresas prestadoras para solicitar esclarecimentos. "Nossa intenção era fiscalizar de perto o cumprimento do TAC e verificar condições de atendimento ao público. Também procuramos conferir se havia interesse por parte das operadoras em informar sobre o TAC, por meio de cartazes ou assemelhados", destacou Bandeira.

Desanimado, o parlamentar disse que não viu mudanças na política de atendimento quanto ao encaminhamento das reclamações  em quase todas as operadoras visitadas. E observou que a adesão popular à medida foi praticamente nula.  "Não houve aumento no número de reclamações e, das que são registradas diariamente, raríssimas dizem respeito à qualidade do sinal. As pessoas reclamam de suas tarifas ou do funcionamento inadequado de seus aparelhos, mas não falam do sinal", constatou.

   Bandeira lamentou que o volume baixo de reclamações contra as operadoras é justamente pela falta de adesão. Afirmou ser necessário que as pessoas reclamem mais, que exijam seus direitos e questionem os motivos de o sinal de Internet estar sempre caindo. Também orienta as pessoas a registrarem as críticas às operadoras que não entregam o que vendem e não cumprem a velocidade de Internet prometida em publicidade. "Não podemos mais aceitar isso", enfatizou o parlamentar.  
11/02/2014 - 22:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luiz Claudio Farias - MTE 7.859

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