Voltar para a tela anterior.

Idosos reagem positivamente à proposta de Toigo

O objetivo é fazer com que os idosos não sejam obrigados a passar a catraca dos ônibus urbanos


Os idosos reagiram positivamente ao projeto de lei apresentando pelo vereador Gustavo Toigo que desobriga pessoas com mais de 60 anos de passarem pela catraca dos ônibus urbanos. O parlamentar tem recebido diariamente apoio à iniciativa. Na próxima semana, dia 12, Toigo se reúne com integrantes do Conselho do Idoso e da Associação dos Aposentados e Pensionistas, por solicitação das entidades, para informar o trâmite e detalhes do projeto.

Nesta sexta-feira (05), o vereador pedetista foi à residência de uma mulher de 80 anos, que sofreu uma queda em um ônibus da cidade. Com dificuldades de locomoção e visuais, a aposentada disse que caiu logo depois de ter passado pela catraca. O motorista arrancou e eu não consegui me segurar. Bati com a cabeça no assoalho do ônibus. É um absurdo obrigaram as pessoas de idade a terem de passar por isso, indignou-se a aposentada.

No início desta semana, outra mulher de 74 anos esteve no gabinete do vereador para relatar fato semelhante. De acordo com a usuária de transporte coletivo urbano, foram "dois tombos" sofridos depois que se tornou obrigatória a passagem de usuários com mais de 60 anos pela catraca. Eu sou totalmente a favor desse projeto. Tem de se ter mais respeito com os idosos, reclamou a mulher, que garante presença na Audiência Pública sobre o tema na Câmara de Vereadores, no dia 18 deste mês.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Sagrada Família 2 e diretor do Departamento de Saúde da Associação do Idoso, Pedro Ribeiro de Abreu, constantemente tem buscado informações no Legislativo relacionadas à proposta de Toigo. Vou acompanhar de perto como está o andamento do projeto. Não podemos deixar "esfriar" o assunto. É um desrespeito com aqueles que têm dificuldades para caminhar, disse Abreu, durante uma conversa no gabinete de Toigo.

O projeto ainda não tem data para ser votado. "O tema é urgente. Vou conversar com os colegas da Câmara para tentarmos agilizar a votação, ponderou o parlamentar pedetista.

 * A reportagem preservou o nome dos idosos, mas todos foram identificados pelo gabinete do vereador Gustavo Toigo.

09/03/2010 - 10:41
Assessoria do Vereador Gustavo Toigo/PDT>Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo