Voltar para a tela anterior.

Câmara sedia edição do Parlamento Regional

Evento contou com representantes dos legislativos da região


A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul promoveu na tarde de hoje (03) o Parlamento Regional - Festa da Uva 2010. O objetivo foi integrar as Câmaras, possibilitando a discussão de assuntos de interesse comum.

Dentre as autoridades, estavam o Presidente Moisés Paese/PDT, o Secretário Municipal de Governo José Carlos Vanin, o vice-prefeito Alceu Barbosa Velho/PDT, além de Victor Faccioni, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Os Vereadores de Caxias do Sul presentes eram Ari Dallegrave/PMDB, Arlindo Bandeira/PP, Mauro Pereira/PMDB, Elói Frizzo/PSB e Renato Nunes/PRB.

Moisés Paese levantou a importância do Legislativo ter à disposição os conhecimentos de quem fiscaliza e controla as contas públicas. Para o presidente, o evento ainda é uma maneira de retribuir a contribuição dos municípios para o crescimento de Caxias. Caxias hoje é uma cidade desenvolvida, por isso queremos oferecer esse encontro em agradecimento. Caxias só atingiu essa condição graças à participação dos munícipes das suas cidades.

Alceu Barbosa Velho disse que o Executivo está satisfeito com a postura da Câmara Municipal, que se mostra parceira do município, auxiliando inclusive em aspectos da gestão.

Segundo o conselheiro Victor Faccioni, os municípios devem aperfeiçoar o controle das contas públicas municipais, adotando o Sistema de Controle Interno. Para isso, o Tribunal tem um órgão de assistência técnica, sempre disponível aos municípios.

A palestra "Os entendimentos do TCE - RS frente à LRF e à EC 25" foi comandada pelos palestrantes Sandro Trescastro Bergher, diretor da Escola de Gestão e Controle do TCE, além de Patrícia Dutra Pagnussatti e Ione Carvalho dos Santos, auditoras públicas do Tribunal. Na explanação, foram abordados aspectos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), e esclarecimentos da LRF sobre gastos com pessoal, além da Receita Realizada no Exercício Anterior (RREA).

Após o encontro, os parlamentares seguiram para o Parque de Exposições da Festa da Uva. Logo mais, às 20h, devem assistir ao desfile do Corso Alegórico.

O Parlamento Regional recebeu representantes das Câmaras Municipais de Bento Gonçalves, Bom Progresso, Carlos Barbosa, Farroupilha, Flores da Cunha, Gramado, Ipê, Lagoa Vermelha, Montauri, Nova Roma do Sul, Picada Café, além de Porto Alegre, São Marcos, Serafina Corrêa, Vacaria, Canela, Canoas, Bom Jesus e Vila Flores.

03/03/2010 - 17:25
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo