Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense celebra os 60 anos do CTG Rincão da Lealdade

A instituição tem se notabilizado pelo cultivo à tradição do Rio Grande do Sul


Os 60 anos do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rincão da Lealdade foram celebrados em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na noite desta quarta-feira (04/12), no plenário da Casa. A instituição possui quatro invernadas de dança tradicional e cerca de 200 participantes. O vice-presidente do Legislativo caxiense, vereador Gustavo Toigo, conduziu a cerimônia.

Presidente da Comissão de Educação, que propôs a homenagem, o vereador Jó Arse fez o pronunciamento a partir da tribuna. Salientou que o CTG tem se notabilizado pelo cultivo à tradição do Rio Grande do Sul. Lembrou que, em 2012, o órgão venceu, em abrangência geral, o Rodeio Internacional de Vacaria.

Depois de receber do Legislativo, o patrão do CTG Rincão da Lealdade, José Roberto Mallmamm, ressaltou a acolhida das invernadas artísticas, por diversos países. O secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Francisco Spiandorello, enfatizou que, ao longo dos tempos, o gaúcho vem prezando pela honestidade e pela palavra empenhada.

A fundação do CTG data de 29 de outubro de 1953, como resultado das ideias de um grupo de amigos que se reunia aos finais das tardes, para tomar chimarrão. Conforme o texto, em 19 de novembro de 1953, o recém-criado CTG, ainda sem denominação, organizou um festival de danças, declamações, trovas, músicas e cantos, em homenagem ao Pavilhão Nacional, nas dependências do Recreio da Juventude.

Armando Cardoso Alves foi escolhido como o primeiro patrão. Em 14 de janeiro de 1954, em uma reunião, na casa dele, o CTG recebeu o nome de Rincão da Lealdade. Naquela ocasião, lançou-se a ideia da construção de um galpão, para abrigar a entidade. Propôs-se, também, que fosse criada uma biblioteca gauchesca.

Em fevereiro de 1992, houve a cedência das instalações, para abrigar a Câmara Municipal de Caxias do Sul, que havia perdido a sua sede, devido a um incêndio onde funcionava, no prédio do Centro Administrativo. Devido a isso, os vereadores ficaram no Rincão da Lealdade até o fim daquele ano.

Além do presidente Jó, integram a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo os vereadores Daniel Guerra, Guila Sebben, Jaison Barbosa e Rafael Bueno.

04/12/2013 - 21:19
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo