Voltar para a tela anterior.

Vereadores debatem sobre o novo Sistema Integrado de Mobilidade de Caxias do Sul

O município obteve autorização para captar R$ 32 milhões em financiamentos da União


O novo Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) do município esteve em debate, na sessão ordinária desta terça-feira (03/12). O vereador Mauro Pereira/PMDB trouxe o assunto à tona. Destacou recente visita à Viação Santa Tereza de Caxias do Sul (Visate), concessionária que responde pelo transporte coletivo urbano da cidade.

Conforme Mauro, em breve, deverão ser implantados 16 ônibus BRT (linhas rápidas). O peemedebista ainda atentou para a necessidade de Caxias poder contar com semáforos inteligentes, a fim de trazer facilidades a motoristas e pedestres.

Por outro lado, o vereador Rodrigo Beltrão/PT considerou que o governo municipal não teria credibilidade para tratar do transporte coletivo. "Nenhuma estação de transbordo ficou pronta nos últimos oito anos", afirmou. O petista apontou que as ações do SIM serão viabilizadas por R$ 32 milhões, captados junto ao governo federal, por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade. Os recursos já receberam a autorização da Caixa Econômica Federal.

Enquanto isso, o vereador Zoraido Silva/PTB ressaltou que os projetos são uma realidade e integram a Política Nacional de Mobilidade Urbana. Salientou ações como o recapeamento de vias e a implantação de concreto rígido, em trechos. Acrescentou que haverá duplicações de corredores de ônibus, casos das ruas Pinheiro Machado e Sinimbu.

Para o vereador Guila Sebben/PP, a Visate precisa melhorar a pontualidade dos ônibus. Os vereadores Flávio Dias/PTB e Pedro Incerti/PDT elogiaram o transporte coletivo local.

03/12/2013 - 20:18
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo