Voltar para a tela anterior.

Henrique Silva apresenta projeto para eliminar a dupla função dos motoristas de coletivos urbanos

A proposta envolve, principalmente, os trabalhadores que atuam na condução de midibus


O vereador Henrique Silva/PCdoB apresentou um projeto que busca revogar item de uma lei aprovada em 2009  sobre o funcionamento de ônibus leves, do tipo "midibus", sem a utilização de operador de sistema (cobrador). Na sessão ordinária desta terça-feira (26/11), o parlamentar defendeu que a função de motorista não deve ser confundida  com a de cobrador. Segundo o parlamentar, ela é específica para a direção de ônibus. 

Henrique trouxe o debate para o Parlamento municipal para que seja feita essa reparação. "Temos visto o crescimento desses ônibus em Caxias e, desde 2009, eles operam somente com motoristas", crítica. 

Segundo Henrique, a principal tarefa do motorista é conduzir vidas  e não checar quem deve ou não pagar a passagem.  O parlamentar comentou que a Casa precisa corrigir esse equívoco não só pela dupla função dada ao condutor, mas também pelo usuário que utiliza esse tipo de ônibus cada vez mais. O vereador afirma que o midibus chega a transportar mais de 40 passageiros por viagem. "Estou trazendo esse debate nesta Casa, para que a gente possa fazer essa correção e que esses ônibus voltem a ter operador de sistema, retirando a dupla função dos motoristas", propõe.

O vereador Rafael Bueno/PCdoB concordou com o colega de partido, afirmando que a Visate não dialogou com a sociedade quando houve a implantação dos midibus nos bairros Cristo Redentor e Panazzolo. Conforme Bueno, além de se preocupar com a cobrança da passagem, o motorista ainda precisa ter dedicação especial com os idosos e com as pessoas com deficiência.

26/11/2013 - 21:40
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luiz Claudio Farias - MTE 7.859

Ir para o topo